Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

20240222170641960733i.jpeg

Na tarde desta quinta-feira (22) Flávio Dino tomou posse como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia aconteceu no prédio do Supremo, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, o único a discursar na breve solenidade. “Agora é sem volta“, disse Barroso, presidente do STF, ao empossar Dino.

O novo ministro da Suprema Corte é a quarta indicação do presidente Lula ao STF – que anteriormente indicou Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Cármen Lúcia -, ocupa a cadeira deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em 2023. Flávio Dino, de 55 anos, poderá ocupar o cargo até 2043, e herda um acervo de 340 processos.

Flávio Dino assume cadeira que era ocupada por Rosa Weber /Foto: Reprodução de vídeo/TV Justiça

Estiveram presentes 800 convidados na cerimônia, dentre eles o presidente Lula e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A breve cerimônia contou apenas com um discurso de Barroso na abertura da sessão com a execução do Hino Nacional, depois de ser conduzido ao plenário Dino fez o juramento de cumprir a Constituição, e em seguida, assinou o termo de posse, e foi declarado empossado pela presidente do tribunal.

O novo ministro foi indicado ao STF em novembro de 2023, e depois de passar pela sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado em dezembro, teve seu nome aprovado tanto naquele colegiado quanto no plenário. Em 31 de janeiro deste ano foi publicado o decreto de nomeação de Flávio Dino, que no mesmo dia, deixou o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Trajetória de Flávio Dino

Natural de São Luís (MA), Flávio Dino de Castro e Costa é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de onde também é professor, e tem mestrado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Depois de se dedicar ao direito, Dino iniciou a carreira política ao ser eleito deputado federal pelo Maranhão, de 2007 a 2011.

Também foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Em 2014, foi eleito governador do Maranhão, e reeleito, ficando no cargo até 2022. Depois, Dino foi eleito para o Senado Federal, e em seguida, se tornou ministro da Justiça e Segurança Pública, no governo Lula, eleito em 2022.

Leia também: Mesmo com campanha para indicação de mulher negra, Lula indica nome de Flávio Dino ao STF

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top