No dia em que se celebra a memória e a luta de Zumbi dos Palmares, a ONG Cidadania em Movimento, em parceria com diversas entidades e movimentos sociais, realiza em Niterói, região metropolitana do Rio, o Festival “Viva Zumbi”. O evento, que está em sua 14º edição, celebra a ancestralidade e a cultura do povo negro através de variadas expressões como capoeira, literatura, música e debates. Em 2022, o “Viva Zumbi” fará uma homenagem às mulheres sambistas. Entre as atrações, estão a cantora Teresa Cristina, a rapper Drik Barbosa e a Bateria da Estação Primeira de Mangueira.
No Festival também serão homenageadas diversas mulheres negras por suas atuações e trajetórias. Dentre elas, a economista e influenciadora Nath Finanças e a vereadora do município do Rio de Janeiro, Tainá de Paula (PT).
Leia também: Niterói faz mutirão para orientar famílias vítimas de prisões por reconhecimento por foto
O “Viva Zumbi” esse ano será realizado no Caminho Niemeyer, no centro de Niterói. A programação inicia às 10h com um ato religioso de lavagem na estátua de Zumbi dos Palmares, na Cantareira, e logo depois acontece a II Marcha da Consciência Negra. Já no Caminho Niemeyer, as atrações incluem shows, tendas temáticas com oficinas, além de uma feijoada que será servida gratuitamente aos participantes. A entrada é franca. No local, serão arrecadas doações de alimentos não perecíveis, conforme a Lei Municipal 3.120 de 2014.
Para a deputada eleita pelo estado do Rio de Janeiro e vereadora de Niterói, Verônica Lima, esta 14º edição do “Viva Zumbi” celebra as conquistas do povo negro ao longo da história e a vitória do povo brasileiro nas últimas eleições.
“É uma alegria imensa poder celebrar o 20 de Novembro com o Viva Zumbi, que chega esse ano a sua 14ª edição e é a maior festa da Consciência Negra do Estado do Rio. O povo negro tem sido incansável ao longo da história na luta por direitos, dignidade e uma sociedade mais justa. Precisamos celebrar as nossas existências, resistências e as conquistas que temos obtido, como a derrota do fascismo nas últimas eleições. Estamos de braços abertos para receber todos e todas que querem somar nessa festa que é um marco na construção de uma agenda antirracista e de um Brasil sem desigualdades e discriminação”, declarou Verônica, idealizadora do “Viva Zumbi”.
0 Replies to “Festival em Niterói (RJ) celebra Dia da Consciência Negra com shows de Teresa Cristina e Drik Barbosa”