Festival Caleidoscópio leva representatividade racial e de gênero para o rap nacional

APOIE O NOTÍCIA PRETA
O rapper DMA é um dos organizadores do evento – Foto: Divulgação/Caleidoscópio

A partir deste sábado (17) até o dia 5 de junho, o Festival Caleidoscópio, um dos maiores eventos da Cultura Hip Hop Carioca, realizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense há sete edições, será online novamente. O tema deste ano é representatividade e o rapper Dudu do Morro Agudo, o DMA, será o responsável por abrir a programação. 

Dudu ressalta que 60% ddos convidados e membros da equipe são mulheres, 81% de negros e 26% pessoas da comunidade LGBTQI+, o que faz grande diferença no evento deste ano. “Analisamos a quantidade de mulheres, negros e LGBT na sociedade e trouxemos para dentro do festival. É um espaço importante que a gente não vê nos espaços de poder brasileiros. A gente vai para uma universidade pública e dependendo do curso, você nem vê pessoas negras. Você olha para o Senado e não vê, olha para o judiciário e não. Só nos vemos em trabalhos braçais, presídios e escolas de periferias. Queremos criar uma resistência”, aponta DMA

Leia também: A rapper Helen Nzinga lança EP onde fala da coragem do povo negro e do atual momento político do Brasil

O Caleidoscópio contará com Master Classes, que começam na próxima segunda-feira (19) e ainda estão previstos pockets shows,  exposição de artes, feira criativa, painel de graffiti, apresentações de DJs, batalhas de MCs, e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu.

Dentre as Master Classes, a Mc e rapper Lisa Castro recebe a produtora executiva Yvie e a produtora cultura Naitha para um bate-papo sobre Maternidade e Arte Independente, na segunda-feira (19). Já na terça-feira (20), o tema será Racismo e Internet com as presenças de Sil Bahia, co-diretora executiva do Olabi e Duda Vieira, gerente do Nós e será mediado pelo rapper DMA.  

Serviço

O Festival Caleidoscópio acontecerá do dia 17 de abril até 05 de junho. Confira a programação completa em festivalcaleidoscopio.com.br.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.