Festival AfroPop reúne grandes nomes da cena cultural afro-urbana brasileira

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Nos dias 10 e 11 de julho será realizado o Festival AfroPop que reunirá nomes como Margareth Menezes, Olodum, Dão e vários outros nomes, com transmissão pelo Canal do YouTube e também pela TVE Bahia, a partir das 19 horas. 

Margareth Menezes será a anfitriã do Festival AfroPop 2021 – Foto: Divulgação

Tendo como anfitriã a artista Margareth Menezes, o Festival AfroPop receberá também participações em registros audiovisuais de depoimentos de grandes artistas brasileiros fundamentais na formação das referências afro-urbanas atuais. De acordo com a organização, o movimento fortalece a cultura brasileira, em suas raízes negras e indígenas, a favor do protagonismo e da representatividade do povo negro nas mais diversas áreas de atuação.

“Precisamos pensar o Brasil com mais pertencimento, mais propriedade. Nosso referencial é necessário para construir um presente seguro. Já que somos, efetivamente, participantes da construção da identidade afro-brasileira no mundo. A cultura que não se renova fica estática no tempo, endurece e envelhece dentro da sua rotunda. Vivemos tempos de constante modernização e nós, afro-brasileiros, temos o direito e o dever de nos posicionarmos”, defende Margareth Menezes.

Ainda de acordo com a “Rainha do Axé”, a ancestralidade é uma das tônicas do evento. “O AfroPop é um movimento que promove a beleza e a riqueza ancestral junto à contemporaneidade e que acolhe todos que lutam pela igualdade de direitos. É o abraço entre o tambor e o computador”, finaliza Margareth. 

Embaixadora

Em agosto de 2020, a cantora e compositora baiana se tornou Embaixadora das Nações Unidas no Brasil. Na cerimônia, Margareth ressaltou a importância de promover ainda mais as ações de proteção ao Patrimônio Cultural e o momento que a cultura e a arte passam no país. Desta forma, ela quer “contribuir para o fortalecimento e valorização da herança dos ancestrais”.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.