Festa Literária da Portela começa nesta sexta-feira (28), no Rio

fliportela_2022.jpg

Nesta sexta-feira (28), começa a terceira edição presencial da Festa Literária da Portela, a Fliportela. O evento será realizado na quadra da G.R.E.S. Portela, localizada entre Oswaldo Cruz e Madureira, bairros da zona norte do Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, a feira que terá como tema o centenário da escola, contará com atividades e apresentações culturais e artísticas, oficinas e rodas de conversa.

Uma das mesas vai falar sobre o livro “Um Defeito de Cor” — escolhido como inspiração para o enredo da agremiação para o carnaval de 2024 — e as narrativas de mulheres negras. O encontro vai contar com a autora da obra, Ana Maria Gonçalves, a jornalista Flavia Oliveira, a Diretora Geral do Arquivo Nacional Ana Flávia Magalhães e a assistente social e ativista Lucia Xavier, da ONG Crioula.

Portela
Fliportela de 2022. Foto: Divulgação

Além disso, a programação da festa também levará para a comunidade debates sobre temas ligados ao samba, o mundo literário e artístico, discussões sobre o universo do carnaval e sobre os 100 anos da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira, comemorados no dia 11 de abril deste ano. Uma das rodas de conversa vai contar com os carnavalescos da agremiação, André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

Também vão acontecer lançamentos de livros, saraus de poesias, contação de histórias e a inauguração de uma biblioteca dentro da quadra da escola, aberta para a comunidade, no domingo (30). O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) que vai distribuir mais de 800 livros para os alunos que participarem do evento. 

Leia também: Escola de samba mais antiga do Rio, Portela celebra 100 anos

A festa começa na manhã de sexta com a visita dos alunos de escolas públicas da cidade, mas a abertura oficial do evento começa às 18h, seguida por uma roda de samba. No domingo, a Portela fará um show de encerramento da Fliportela 2023.

A festa será feita nos dias 28, 29 e 30 de abril na quadra da escola, na Rua Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz, a partir das 9h.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top