Festa Literária da Portela começa nesta sexta-feira (28), no Rio

fliportela_2022.jpg

Nesta sexta-feira (28), começa a terceira edição presencial da Festa Literária da Portela, a Fliportela. O evento será realizado na quadra da G.R.E.S. Portela, localizada entre Oswaldo Cruz e Madureira, bairros da zona norte do Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, a feira que terá como tema o centenário da escola, contará com atividades e apresentações culturais e artísticas, oficinas e rodas de conversa.

Uma das mesas vai falar sobre o livro “Um Defeito de Cor” — escolhido como inspiração para o enredo da agremiação para o carnaval de 2024 — e as narrativas de mulheres negras. O encontro vai contar com a autora da obra, Ana Maria Gonçalves, a jornalista Flavia Oliveira, a Diretora Geral do Arquivo Nacional Ana Flávia Magalhães e a assistente social e ativista Lucia Xavier, da ONG Crioula.

Portela
Fliportela de 2022. Foto: Divulgação

Além disso, a programação da festa também levará para a comunidade debates sobre temas ligados ao samba, o mundo literário e artístico, discussões sobre o universo do carnaval e sobre os 100 anos da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira, comemorados no dia 11 de abril deste ano. Uma das rodas de conversa vai contar com os carnavalescos da agremiação, André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

Também vão acontecer lançamentos de livros, saraus de poesias, contação de histórias e a inauguração de uma biblioteca dentro da quadra da escola, aberta para a comunidade, no domingo (30). O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) que vai distribuir mais de 800 livros para os alunos que participarem do evento. 

Leia também: Escola de samba mais antiga do Rio, Portela celebra 100 anos

A festa começa na manhã de sexta com a visita dos alunos de escolas públicas da cidade, mas a abertura oficial do evento começa às 18h, seguida por uma roda de samba. No domingo, a Portela fará um show de encerramento da Fliportela 2023.

A festa será feita nos dias 28, 29 e 30 de abril na quadra da escola, na Rua Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz, a partir das 9h.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top