
Produção do filme estrelado por seu Jorge e dirigido por Wagner Moura enviou uma nota à imprensa informando que não há previsão para o lançamento no Brasil

A história do guerrilheiro Carlos Marighella, que seria lançada nos cinemas do país no dia 20 de novembro, foi cancelada. O motivo, segundo uma nota enviada pela produtora O2, foram os trâmites burocráticos exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).
Confira a nota na íntegra:
“Nós, produtores do longa-metragem Marighella, dirigido por Wagner Moura, anunciamos que a data de lançamento do filme nos cinemas brasileiros, divulgada anteriormente para 20 de novembro de 2019, está cancelada.
Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).
Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça.”
O filme que tem Seu Jorge no papel principal, do guerrilheiro baiano que foi assassinado em 1969, depois de liderar um dos principais movimentos de resistência contra a ditadura militar, marca também a estreia de Wagner Moura como diretor. Marighella é baseado no livro homônimo escrito por Mário Magalhães, Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo.
A primeira exibição do filme foi em fevereiro desse ano no Festival de Cinema de Berlim e teve muita repercussão dentro e fora do Brasil. O dia marcava a data de onze meses do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. No tapete vermelho do evento, a equipe do filme entrou aos gritos de “Marielle Presente” e o diretor Wagner Moura entrou com uma placa em homenagem à vereadora.
O trailer de Marighella foi lançado há cerca de um mês.

2 Comments
Ancine censura filmes com temáticas gay e negra – Notícia Preta
(18/09/2019 - 10:30)[…] envolvem produções com temática LGBT, política e racial. Na semana passada, a estreia do filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, crítico declarado do presidente Jair Bolsonaro, foi adiada após […]
“Marighella”, será exibido em Salvador e poderá representar o Brasil no Oscar 2021 – Notícia Preta
(18/11/2020 - 08:18)[…] No entanto, faltando pouco mais de dois meses para o lançamento, produtora do longa enviou uma nota comunicando que a estreia estava cancelada no Brasil. Na época, a produção alegou que não conseguiu atender os trâmites burocráticos da Agência […]