Escrita negra é tema de palestra gratuita do escritor Plínio Camillo

O escritor Plínio Camillo, autor do livro Outras Vozes (11 Editora, R$ 34,90), discutirá, nesta sexta-feira (30) os conceitos de literatura negra, representatividade, questões raciais e autoestima. A apresentação, a qual batizou “Notas de Escurecimento” será realizada no dia 30 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Palace (Rua Alvares Cabral, 322, Centro), em Ribeirão Preto, interior paulista.

A palestra abordará os conceitos de literatura negra brasileira, suas origens e funções, produção atual, representatividade e autoestima, “escrevivência” e ficção, e o que é ser um escritor negro hoje.

“Minha intenção, além de divulgar obras de autoras e autores negros do Brasil, é estimular a discussão sobre questões raciais e combate ao racismo” – diz Camillo. “Quero possibilitar aos participantes o acesso a uma produção literária que rompe com a tradição canônica, na qual predominam autoria e personagens não negros”.

O conteúdo será exposto de forma dinâmica e participativa, partindo dos saberes do público presente. O autor também fará apresentação, leitura e autógrafos de seus livros Outras Vozes e Luiza.

O escritor

Nascido em Ribeirão Preto, Plínio Luiz da Silva Camillo reside em São Paulo desde 1984. Cursou linguística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP). Ator, educador social, atuou com crianças e adolescentes de rua e hoje trabalha na área de comunicação de uma empresa estatal.

É autor dos livros O namorado do papai ronca (romance infantojuvenil), Coração Peludo (contos), Outras Vozes (contos), De Rua (contos), Bombons sortidos (contos) e Luiza (romance infantojuvenil).

O livro Outras Vozes – contos sobre o negro escravizado no Brasil, publicado pela 11 Editora, ganhou as páginas da imprensa nacional e internacional. Seu lançamento foi divulgado e distribuído pela Agência Lusa e noticiado em veículos de Portugal, como o Diário de Notícias, e em países lusófonos.

Em entrevista ao blog da 11 Editora, o autor fala sobre a produção de contos:

Serviço:

Evento: Notas de Escurecimento
Local: Centro Cultural Palace – CPP
Endereço: Rua Álvares Cabral, 322, Centro – Ribeirão Preto
Horário: 19h

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: