Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta (02)

sp_enem23-1.webp

Nesta sexta-feira (02) termina o prazo para os estudantes solicitarem a isenção de taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que custa R$ 85. Com a insenção, o estudante não precisa pagar nada para realizar a prova. Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do gov.br. 

O prazo anterior terminaria no último dia 25, mas foi prorrogado para esta sexta. Mas apesar da alteração, o restante do cronograma não foi alterado. O resultado das solicitações de isenção ainda será divulgado no dia 12 de maio, o período de pedidos de recursos começa nesse mesmo dia, até 16 de maio.

As provas do ENEM 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro/ Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Já o resultado final dos que conseguiram a isenção, será divulgado no dia 22 de maio. Após o pedido ser aprovado, o estudante deverá fazer a inscrição para o exame, que ainda não teve as datas divulgadas. Lembrando que as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todas as regiões do país.

O pedido de gratuidade pode ser feito por pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:

  • Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
  • Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Pessoas com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC

Quem não compareceu nos dias de prova na edição de 2024, deve justificar a ausência antes de pedir a isenção para esse ano. O pedido de isenção permite que pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda, possam realizar a prova. 

Leia também: Enem 2025: prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição é prorrogado

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top