Em 48 anos, Maju Coutinho é a segunda mulher negra a comandar apresentação do Fantástico

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Com as mudanças recentes no elenco da TV Globo, a jornalista Maria Júlia Coutinho, que fez história ao ser a primeira mulher negra a assumir a bancada do Jornal Nacional, vai deixar o Jornal Hoje para assumir o comando do Fantástico. No ar desde 1973, a revista eletrônica dominical só teve outra mulher negra como apresentadora, a também jornalista Glória Maria. Em 48 anos de história, apenas duas mulheres pretas estiveram à frente do dominical.

A escolha de Maju se deu em meio à dança das cadeiras na TV Globo. Com a saída de Tiago Leifert da emissora, o atual apresentador do Fantástico, Tadeu Schmidt, passa a assumir o Big Brother Brasil, abrindo, assim, caminho para Maju. O anúncio foi feito pela TV Globo durante o Show da Vida deste domingo (10). Poliana Abritta, que divide o dominical com Tadeu, deve voltar ao posto de correspondente internacional, segundo informações de bastidores.

No último dia 30 de setembro, Maju completou dois anos à frente do Jornal Hoje. Recentemente ela renovou seu contrato com a Globo, que vai até 2025. Maria Júlia Coutinho ganhou notoriedade no país inteiro ao apresentar o quadro do “tempo” no Jornal Nacional. Em 16 de junho de 2019, a jornalista fez história ao ser a primeira mulher negra a assumir a bancada do JN.

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, em São Paulo, Maju iniciou sua carreira na TV Cultura, como estagiária. Em 2005, passou a apresentar o “Jornal da Cultura” com o jornalista Heródoto Barbeiro. Maju chegou na TV Globo em 2007, trabalhou no “Bom Dia São Paulo”, “Globo Rural”, “Hora Um”, “Bom Dia Brasil”. Dez anos depois, em 2017, começa a apresentar eventualmente o “Jornal Hoje”, repetindo a função a partir de 2019 no “Fantástico” e “Jornal Nacional”. Em 20 de setembro de 2019, Maju assumiu definitivamente a bancada do “JH”, sendo eleita a Melhor Âncora do Melhores do Ano.

Leia também: Maju Coutinho é atacada por bolsonaristas no Twitter

Atualmente com 43 anos, Maju entra para o hall dos seletos apresentadores do Fantástico. Já Glória Maria esteve no comando do dominical por nove anos, entre 1998 e 2007, noticiando fatos importantes como o “11 de setembro”. Entre os principais nomes que já passaram pela história do programa estão Willian Bonner, Fátima Bernardes, Pedro Bial, Cid Moreira, Sérgio Chapelin, Valéria Monteiro, Dóris Giesse, Patrícia Poeta, Zeca Camargo e até a atriz Carolina Ferraz. Tadeu Schmidt comanda o programa desde 2013, e Poliana Abritta a partir de 2014.

APOIO-SITE-PICPAY

Jersey Simon

Jornalista, especialista em Comunicação estratégica, empreendedor. Na luta por um Reino de Justiça e paz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.