Eleições 2022: Lula lidera com 44%. Ciro e Moro empatam no 3º lugar

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Uma pesquisa realizada pelo Ipespe, publicada nesta quinta-feira (27), mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial de 2022. Se as eleições fossem hoje, o petista apareceria com 44% dos votos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%. Em terceiro lugar, aparecem empatados, os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos), com 8% cada um.

Lula lidera a corrida eleitoral em todos os cenários – Foto: Divulgação Partido dos Trabalhadores

Em um cenário sem o ex-juiz da Operação Lava-Jato, Lula mantém os 44% da preferência, enquanto Bolsonaro cai para 24% e Ciro Gomes sobe para 9% das intenções de voto. João Dória (PSDB) aparece com 4%, quando não há a presença de Sérgio Moro. No entanto, quando o nome do ex-magistrado é citado nas pesquisas, o governador de São Paulo tem uma queda para 2%.

Leia também: Coleta de dados do Censo Demográfico 2022 começa em 1º de agosto

Outros nomes também foram citados na pesquisa, como Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe D’avila (Novo), porém, todos eles registraram 1% das intenções de voto para a cadeira no Palácio do Planalto.

Espontânea

Já na pesquisa espontânea, o ex-presidente Lula também lidera, mas o percentual chega a 35%, Bolsonaro vem em segundo lugar com 23%, Moro e Ciro despencam e caem para 4%, novamente empatados. Já dos demais possíveis candidatos, apenas João Dória foi citado, obtendo 1% das citações dos eleitores. Brancos e nulos somam 6% e não souberam ou não opinara, atingiu 26%. Moro e Ciro foram os únicos a registrarem movimentações, ainda que pequenas, na parte de cima da disputa. O ex-juiz caiu de 9% para 8%, enquanto o ex-ministro subiu de 7% para 8%

O Ipespe ouviu mil pessoas por telefone, entre os dias 24 e 25 de janeiro deste ano, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.