Segundo Inep, 80% dos alunos na Educação de Jovens e Adultos na Paraíba são negros

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que, no estado da Paraíba, 80,4% dos alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) são negros e apenas 3,8% são autodeclarados brancos. 

80,4% dos alunos da EJA são negros – Foto: Reprocução

Os dados revelam ainda que a evasão escolar é maior entre os estudantes negros. Ainda de acordo com o Censo Escolar, o número de negros no ensino médio é 4,2% menor que o registrado no ensino fundamental. 

Redução de matrículas

O levantamento registrou ainda que o número de alunos matriculados na Educação Básica é o menor desde 2016. Naquele ano, foram 1.004.162 estudantes matriculados, já no ano de 2020, o estado registrou 947.860 matrículas, uma redução de 5,6%, totalizando 56.302 a menos. “O Inep explica que os dados consideraram os números até 11 de março do ano passado, o que considera o momento imediatamente anterior à suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19, de forma que não possibilita uma análise sobre os efeitos da pandemia na questão”, afirma o Instituto em nota.

Leia também: MEC gasta R$ 1,6 milhão em publicidade, mas nenhuma cita a pandemia

Segundo dados do Censo Escolar, estes números são referentes a matrículas nas instituições públicas e privadas, em todo o ano de 2020. Sendo 54,4% nas redes municipais de ensino, 25,48% na rede estadual de ensino, 18,8% na rede privada e 1,32% na rede federal. O Inep ressalta também que 99,5% dos estudantes das zonas rurais são responsabilidade do poder público. 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.