Documentário ‘Respeita Nosso Sagrado’ será apresentado em São Paulo

Respeita-Nosso-Sagrado-Foto-de-Elisangela-Leite-2-media-scaled.jpg

Transferência do Acervo Sagrado Afro-brasileiro para o Museu da República. Fotos Elisângela Leite

O curta em formato documentário “Respeita Nosso Sagrado”, da Quiprocó Filmes, dirigido por Gabriel Barbosa e Fernando Sousa, que aborda o processo de transferência de um acervo de 519 objetos sagrados do candomblé e da umbanda, conhecido como “Acervo Nosso Sagrado”, para o Museu da República, no Rio de Janeiro, será exibido na exposição “Ensaios para o Museu das Origens”.

A exposição que estreia neste sábado (09 ) no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, já estreou no Itaú Cultural, onde o curta estará em exibição. O filme “Respeita Nosso Sagrado” é vencedor do XI Prêmio República na categoria Responsabilidade Social da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e também recebeu menção honrosa no 46º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).

O documentário é exibido no espaço Itaú Cultural, em São Paulo/ Foto: Elisângela Leite

Após a luta da campanha “Liberte Nosso Sagrado”, composta por lideranças religiosas e ativistas, os objetos foram transferidos ao acervo do Museu da República e, depois, doados em definitivo pelo governo do Rio à instituição. “Respeita Nosso Sagrado” acompanha esse processo de transferência.

Além do curta, outros itens relacionados à coleção Acervo Nosso Sagrado, como jornais e documentos de época também estarão em exibição na exposição, que apresentará a trajetória e o conjunto de obras que perpetuam as heranças de um país abundante em relatos históricos, diversificado em suas raízes culturais e atravessado por lutas pelo reconhecimento do direito à existência com dignidade e plenos direitos de cidadania.

“Ensaios para o Museu das Origens” resulta da parceria do Itaú Cultural (IC) e Instituto Tomie Ohtake para a realização da mostra somando os seus espaços expositivos e a colaboração de uma vasta rede de instituições dedicadas à preservação da memória, em todo o país. A exposição atualiza e expande os princípios da concepção original do Museu das Origens, proposta pelo crítico de arte Mario Pedrosa em 1978, logo após um incêndio ter afetado o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e nunca concretizada.

SERVIÇO:

Itaú Cultural

Endereço: Av Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô

Visitação:

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h;

Domingos e feriados, das 11h às 19h.

Valor: Entrada gratuita

Mais informações: www.itaucultural.org.br; tel. (11) 2168.1777; wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Tomie Ohtake

Endereço: Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88), Pinheiros – São Paulo (SP)

Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Visitação:

Terça a domingo, das 11h às 20h

Valor: Entrada gratuita

*Algumas exposições têm entrada paga. Por favor, consulte as informações de exposições.

Fone: 11 2245 1900

e-mail: instituto@institutotomieohtake.org.br

Instagram: @institutotomieohtake

Facebook: www.facebook.com/inst.tomie.ohtake

Site: www.institutotomieohtake.org.br

Sobre a Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional em parceria com organizações da sociedade civil e empresas.

Leia também: “Enquanto eu tiver vida, vou lutar pela memória do meu pai”, diz filho de Amarildo em lançamento de documentário

Deixe uma resposta

scroll to top