Por Dr. Saulo Gonçalves – Nutricionista Clinico
Quando você fez o último exame de sangue para medir suas taxas de colesterol?
O que chamamos normalmente de colesterol é a soma de diferentes tipos de colesterol. O colesterol é um composto gorduroso utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios. O Dia Nacional de Combate ao Colesterol traz um alerta para os riscos de doenças causadas pelo descontrole de suas taxas.
Existem diferentes tipos de colesterol: HDL, LDL e VLDL. O HDL é conhecido por colesterol “bom”. Ele ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevados os níveis de HDL, menores são os riscos de desenvolver uma doença cardíaca. O LDL conhecido como colesterol “ruim”, pode prender – se nas paredes das artérias formando placas de gordura. Quanto mais elevado o nível de LDL, maior é o risco de desenvolver uma doença cardíaca. O VLDL é um tipo de colesterol que transporta mais triglicérides, outro tipo de gordura presente no sangue, do que colesterol. Níveis altos de VLDL podem causar acúmulo de gordura nas artérias também. Para manter as taxas adequadas é importante ter um estilo de vida saudável: praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada como parte da rotina. Listo alguns alimentos que são excelente pro controle do Colesterol:
PEIXES
Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. “A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares.
AVEIA
Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). A aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídeos de forma significativa e aumenta a fração do bom colesterol (HDL).
OLEAGINOSAS
Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.
CHOCOLATE AMARGO
O leite e a manteiga de cacau acrescentam doses de gordura saturada na guloseima que provoca arrepios de desejo, principalmente nas mulheres. Mas o chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta, porque é rico em flavonoides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa. Só não vale compensar: a porção de hoje não fica acumulada para amanhã, ou seu organismo não dá conta de aproveitar os benefícios.
ALCACHOFRA
Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias. Como ela ajuda na quebra de gorduras e no controle do colesterol, é bastante recomendada para prevenir doenças cardíacas.
LARANJA
Ela não é boa só para gripes e resfriados. Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e publicado na revista American Heart Association, concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.
Leia também: O Nutricídio e a População Preta