Taxa de desemprego chega a 8% no Brasil, diz IBGE

carteira-de-trabalho-digital_mcamgo_abr_240620211818-3-scaled.jpg

Carteira de trabalho digital.

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 8% no segundo trimestre deste ano. O dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (28). As informações apontam que a taxa de desemprego foi a menor para o segundo trimestre desde 2014, ao cair 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2022, quando era 9,3%.

Com a queda da taxa de desemprego de 0,8 ponto percentual do primeiro trimestre para o segundo, o Brasil tem 8,6 milhões de pessoas que estão em busca de uma oportunidade de trabalho. Já a taxa de informalidade do país subiu para 39,2%, que era de 39% no trimestre anterior.

Hoje a população ocupada no país é 98,9 milhões. Isso é 1,1% a mais (mais 1,1 milhão de pessoas). Antes o trimestre era de 0,7% a mais (mais 641 mil), frente ao mesmo trimestre do ano passado.

Advertisement
Carteira de trabalho digital /  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A taxa composta de subutilização, quando um trabalhador trabalha menos do que gostaria, ficou em 17,8% no trimestre, recuando 1 ponto em relação ao trimestre de janeiro a março, e caiu 3,4 pontos no ano.

Advertisement

A população desalenta, que representa quem desistiu de procurar um emprego, caiu em relação o trimestre anterior e reduziu 13,9% na comparação anual. Hoje, são 3,7 milhões de pessoas nessa situação.

Os dados de trabalhadores com carteira de trabalho assinada, excluindo os trabalhadores domésticos, ficou em 36,8 milhões no segundo trimestre.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que a economia brasileira gerou 1,02 milhão de empregos formais no primeiro semestre de 2022.

Leia também: “Não vi essa diferença”: diz trabalhadora sobre deflação de alimentos

Deixe uma resposta

scroll to top