Desemprego ainda atinge 12 milhões de brasileiros, afirma IBGE 

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O desemprego ainda atinge 12 milhões de brasileiros conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quinta-feira, 24. Segundo o levantamento, ainda nesse cenário, o Brasil encerrou o quarto trimestre de 2021 com recuo de 11,1 % da taxa de desemprego para o nível mais baixo desde o final de 2019. 

12 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil de acordo com o IBGE. Foto: Agência Brasil

“Em 2021, com o avanço da vacinação e a melhora no cenário, houve crescimento do número de trabalhadores, mas ainda persiste um elevado contingente de pessoas em busca de ocupação. É um ano de recuperação para alguns indicadores, mas não é o ano de superação das perdas, até porque a pandemia não acabou, e seus impactos, ainda em curso, afetam diversas atividades econômicas e o rendimento do trabalhado.”, disse a coordenadora do IBGE Adriana Beringuy. 

Leia também: Trabalhadores negros são maioria na informalidade, mostra levantamento

Apesar dos indícios de melhora no mercado de trabalho, a inflação alta vem corroendo a renda real, com o rendimento dos trabalhadores encerrando 2021 no menor nível da série histórica. Situação que é agravada pelo número recorde de informais, alta da subocupação e inflação (alta dos preços) acima de dois dígitos, o que eleva os preços nos supermercados e da gasolina, por exemplo. 

De acordo com a Pesquisa, nos três meses até dezembro, o rendimento dos trabalhadores foi de 2.447 reais, uma queda de 3,6% frente ao trimestre anterior e de 10,7% em relação ao mesmo período de 2020. Na média do ano, o rendimento médio recebido pelas pessoas foi de 2.587 reais, uma retração de 7,0% frente a 2020. 

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.