O desemprego ainda atinge 12 milhões de brasileiros conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quinta-feira, 24. Segundo o levantamento, ainda nesse cenário, o Brasil encerrou o quarto trimestre de 2021 com recuo de 11,1 % da taxa de desemprego para o nível mais baixo desde o final de 2019.
“Em 2021, com o avanço da vacinação e a melhora no cenário, houve crescimento do número de trabalhadores, mas ainda persiste um elevado contingente de pessoas em busca de ocupação. É um ano de recuperação para alguns indicadores, mas não é o ano de superação das perdas, até porque a pandemia não acabou, e seus impactos, ainda em curso, afetam diversas atividades econômicas e o rendimento do trabalhado.”, disse a coordenadora do IBGE Adriana Beringuy.
Leia também: Trabalhadores negros são maioria na informalidade, mostra levantamento
Apesar dos indícios de melhora no mercado de trabalho, a inflação alta vem corroendo a renda real, com o rendimento dos trabalhadores encerrando 2021 no menor nível da série histórica. Situação que é agravada pelo número recorde de informais, alta da subocupação e inflação (alta dos preços) acima de dois dígitos, o que eleva os preços nos supermercados e da gasolina, por exemplo.
De acordo com a Pesquisa, nos três meses até dezembro, o rendimento dos trabalhadores foi de 2.447 reais, uma queda de 3,6% frente ao trimestre anterior e de 10,7% em relação ao mesmo período de 2020. Na média do ano, o rendimento médio recebido pelas pessoas foi de 2.587 reais, uma retração de 7,0% frente a 2020.
0 Replies to “Desemprego ainda atinge 12 milhões de brasileiros, afirma IBGE ”