Curso Pretonomia, da UFRJ, abre inscrições para nova turma de formação profissional em gastronomia

Prof.-Breno-Cruz-e-a-terceira-turma-do-projeto-1.jpg

O curso Pretonomia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Rio Othon Palace, está com inscrições abertas para o curso gratuito de qualificação profissional em Gastronomia para pessoas pretas e pardas da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ). As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro.

O curso qualifica os partipantes para atuarem em hoteis, bares e restaurantes, e ao final do curso, os certificados serão emitidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Pretonomia é um curso de extensão  de 67 horas-aula da graduação em Gastronomia da UFRJ idealizado pelo professor doutor Breno Cruz. 

O curso já formou outras turmas com pessoas negras/ Foto: Divulgação

Sobre o Curso

O Pretonomia é um curso 100% gratuito oferecido pela graduação em Gastronomia da UFRJ em parceria com o Rio Othon Palace e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ). A idealização é do professor pós-doutor Breno Cruz –  criador do Prêmio e do Festival Gastronomia Preta. Na vice-coordenação do curso temos o chef Rubens Gonçalo – Chef Executivo do Rio Othon Palace. O curso é dividido em três eixos:

  • Culinária: aulas práticas iniciais relacionadas à transformação de alimentos de maneira a aproximar os alunos das cozinhas profissionais com grandes especialistas do mercado como Kátia Barbosa, Aline Guedes, Paulo Rocha, Danilo Parah e Vanessa Rocha.
  • Gestão: aulas expositivas com profissionais do mercado explicando nuances relacionadas à gestão de empreendimentos gastronômicos e especificidades da área.
  • Cidadania: palestras com profissionais do mercado e com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro,  profissionais de RH e profissionais de Gastronomia com o objetivo de empoderar e ajudar no letramento racial e na formação cidadã.

Com esta quarta turma, serão, em pouco mais de 1 ano, serão 70 pessoas periféricas qualificadas pelo Pretonomia. As aulas acontecerão entre 24 de Março e 04 de Abril, manhãs e tardes, com alimentação e vale transporte para as pessoas escolhidas. Para informações e acesso ao link de inscrição, acessar o Instagram do Pretonomia.

Leia também: Chef do Congo leva Gastronomia de África para capitais brasileiras

Deixe uma resposta

scroll to top