Yoga com base africana forma novos instrutores no Rio de Janeiro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Depois de passar por Salvador e São Paulo, o Projeto Kasa de Maat retorna ao Rio de Janeiro para a formação de sua segunda turma de instrutores de Yoga com base africana. O mestre Yirser Ra Rotep, responsável pela única certificação em Kemetic Yoga reconhecida pela organização internacional Yoga Alliance, veio especialmente ao Brasil ministrar o curso que tem duração de dez dias e acontece num sitio na Zona Oeste do Rio.

O Portal Notícia Preta passou o dia com o grupo e conheceu um pouco mais do processo de formação da turma. Lá, fomos recebidos por Rosa Natalino, idealizadora da Kasa de Maat e que trouxe a Kemetic Yoga para o Brasil. “O Kemetic Yoga significa: resgatar a ancestralidade, essa memória que existe em nós”. Serão 16 novos instrutores que vão difundir a filosofia africana ancestral”.

Essa é a segunda turma de instrutores de Yoga com base africana
foto: Jéssica Oliveira

Além do Yoga, o retiro ainda envolve ”alimentação I-Tal” – comida a base de vegetais,frutas e sementes, terapias holísticas ancestrais, capoeira e rituais de auto cuidado. O ambiente respira coletividade e gratidão. Os cuidados com as crianças são revezados entre todos os participantes e os produtos vendidos são totalmente naturais e também funcionam de forma coletiva.

Há uma entrega profunda e verdadeira de todos que participam do curso. Ana Carolina, que participou da primeira formação como colaboradora, não esconde sua emoção de estar envolvida dessa vez como aluna. “Eu já tive a oportunidade de participar de outros retiros, mas é a primeira vez que vou para uma imersão que além de mim há outros negros,” diz Ana. A aluna ainda exalta a iniciativa de Rosa e o mestre Yirser em trazer a Kemetic Yoga para o Brasil. “O espírito que Rosa traz é esse resgate da comunidade,” complementa.

A Kasa de Maat desde seu surgimento sempre atuou de forma virtual, mas Rosa Natalino inicia 2020 com a inauguração do espaço físico da Kasa de Maat que será na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. “Vai ser um espaço dedicado à saúde africana, a terapias africanas. Agora não tem desculpa por conta da hora, teremos Kemetic Yoga diariamente, três vezes ao dia. Um espaço de vivencia, para experimentar e conhecer a origem. É conhecer o
passado, para viver o presente e preparar o futuro,” conclui Rosa.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.