Coronavírus: Cidade de Deus tem primeiro óbito confirmado

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O bairro é a quinta comunidade no Rio de Janeiro a ter óbitos confirmados

A comunidade conta com pouco saneamento básico – Foto: Pablo Jacob

Por Gabriel Ferreira

Neste sábado (11), a prefeitura do Rio de Janeiro confirmou o primeiro óbito na Cidade de Deus devido ao novo coronavírus. A vítima é uma mulher de 32 anos, moradora da comunidade, que está localizada na zona oeste da cidade. Com isso, cinco favelas do Rio passam a ter óbitos confirmados por causa da doença: Rocinha, Vigário Geral, Maré, Manguinhos e, agora, Cidade de Deus.
Até o momento, o número de casos de covid-19 na cidade chegou a 2.607 e pelo menos 155 pessoas já morreram devido à doença. Destas, 7 já faleceram em decorrência do coronavírus nas favelas, segundo dados oficiais.

Denúncia de subnotificação de casos na Cidade de Deus
No final do mês de março, profissionais de saúde que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local relataram que pelo menos 40 pacientes com sintomas no novo coronavírus não receberam o diagnóstico devido a falta de testes.

Saneamento básico 
Com a pandemia de covid-19, a falta de saneamento básico pode agravar a disseminação do vírus, já que as principais medidas de prevenção recomendadas para conter a doença – lavar as mãos e o rosto com frequência e fazer uso de álcool em gel e praticar o distanciamento social – não estão ao alcance dos 13,6 milhões (Instituto Data Favela e Locomotiva) de moradores de comunidades – sendo a grande maioria negros – das cidades brasileiras
De acordo com o Instituto Trata Brasil, que analisa o saneamento básico nos municípios brasileiros, no Ranking do Saneamento 2020, o Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu nota 6, de um máximo de 10 em 2019. Essa nota pode ser explicada pelo fato de que, historicamente, “a favela nunca foi reduto do saneamento básico”, como cita a pesquisa.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.