Gastrobar é uma classificação utilizada na Gastronomia para fazer uma fusão entre duas características: (i) a comida e (ii) o ambiente. Em relação à comida, é uma comida mais sofisticada que bares comuns e botecos em função de proporcionar uma experiência gastronômica um pouco mais autoral e refinada; e, em relação ao ambiente, também é mais sofisticado no mobiliário e no atendimento. E é exatamente essa a proposta do Ayrá – que é chefiado pelo talentoso chef Icaro Rosa.
O empreendimento traz resistência e comunica nossa ancestralidade em seu nome. Ayrá é o nome de um orixá que está associado ao vento e ao redemoinho e; em tupi-guarani, significa beleza. E seu cardápio é um redemoinho de sabores combinado com a beleza de uma gastronomia sofisticada. Nessa minha recomendação quero destacar a composição do cardápio com a carta de drinks autorais.
Icaro esteve à frente do Jiló em Salvador e em Itacaré. A especulação imobiliária no Sul da Bahia foi mais um componente na decisão de focar somente em Salvador em uma operação. O Ayrá mantém a qualidade gastronômica do Jiló e traz consigo uma operação mais enxuta no bairro mais boêmio de Salvador.
A Gyosa (tradicional preparação asiática) é uma preparação inovadora do chef em função do seu recheio: moela – um ingrediente tão presente na memória afetiva do povo preto no Brasil. É muito assertiva essa fusão de culinárias que Ícaro faz. O mesmo acontece com o famoso frango frito do chef – uma fusão do nosso petisco com as técnicas asiáticas de caramelização. Quero voltar ao Ayrá para conhecer o tão falado croquete de carne de panela inspirado em sua avó Laís.
E vamos falar também do sufixo “bar” na palavra gastrobar? A carta de drinks é um show à parte – experimentei três deles e fiquei impressionado com o equilíbrio dos insumos em cada uma das preparações. Águas de Oxalá é o carro chefe do Ayrá e tem um gin infusionado com goiaba e licor de coco – é uma maravilha degustar também as lascas crocantes de coco que compõem a estética do drink.
E tudo isso é embalado pela música, com DJs que passam pela casa e movimentam a energia do espaço. Tem dado certo demais essa nova proposta do chef Icaro Rosa e se você está em Salvador e ainda não foi, está perdendo tempo.
Leia mais notícias por aqui: Brasil registra menor índice de desemprego, mas com 39 milhões de trabalhos informais