Congressistas americanos defendem extradição de Bolsonaro

Bolsonaro-AFP.webp

Um grupo de congressistas norte-americanos defendem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja extraditado dos Estados Unidos, após bolsonaristas golpistas invadirem os Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8). Para eles, Bolsonaro, que chegou ao país no dia 31 de dezembro, é o responsável pelos atos antidemocráticos.

Em suas redes socais, Bolsonaro faz uma comparação entre as invasões de ontem, com as manifestações ocorridas no país em 2013 e 2017. “Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra” escreveu.

Parlamentares norte-americanos pedem a extradição de Bolsonaro – Foto: Sérgio Lima/AFP

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança pública, uma extradição é “um ato de cooperação internacional que consiste na entrega de uma pessoa, investigada, processada ou condenada por um ou mais crimes, ao país que a reclama”. Esse pedido pode ser feito pelo Ministério Público, que será analisado junto ao Poder Executivo e às autoridades estrangeiras.

Políticos Estadunidenses se pronunciaram em suas redes sociais. Joaquin Castro, deputado democrata pelo Texas disse que “Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade por seus crimes”, afirmou.

Alexandria Ocasio-Cortez, deputada democrata por Nova York, ressaltou a semelhança entre a invasão no Capitólio com a ocorrida ontem no Brasil. “Quase dois anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula”, escreveu.

Anna Eskamani, deputada democrata pela Flórida, escreveu questionando o governador de seu estado. “Ron de Santis, por que você está dando refúgio para Jair Bolsonaro na Flórida? É porque você apoia os regimes fascistas de extrema direita que invadem capitólios?”, questiona.

Mark Takano, deputado democrata pela Califórnia publicou. “A violência antidemocrática no Brasil hoje é um lembrete preocupante dos perigosos movimentos fascistas que crescem em todo o mundo. Jair Bolsonaro não deveria ter permissão para se refugiar nos EUA”, afirma.

Leia também: Após atos golpistas em Brasília, governador do DF é afastado do cargo

lhan Omar, deputada por Minnesota, prestou solidariedade ao Brasil e ao presidente Lula. “As democracias de todo o mundo devem permanecer unidas para condenar este ataque à democracia. Bolsonaro não deveria se refugiar na Flórida”, disse.

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

0 Replies to “Congressistas americanos defendem extradição de Bolsonaro”

Deixe uma resposta

scroll to top