Na manhã desta terça-feira (20) vários artistas brasileiros acordaram com a confirmação de que foram indicados ao Grammy Latino 2022. Da confiança da facção carinhosa do Baco Exu do Blues que declarou “Grammy vem pro papai” acompanhado de emojis de coração e de um ursinho de pelúcia ao desabafo da cantora Ludmilla por ter bancado o “Numanice” a manhã foi de comemoração pelas indicações.
“Acordei com a notícia de que estamos indicados ao Grammy Latino com um projeto que saiu da minha cabeça, que quase ninguém colocou fé mas que eu acreditei e fui até o fim pra entregar pra vocês. É o Numanice #2 na maior premiação de música do mundo. Obrigada meu Deus!”, comemorou Ludmilla que concorre na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode.
Na mesma categoria do Numanice #2, os artistas pretos ainda são maioria, sendo Ludmilla a única mulher a defender um álbum na categoria. Disputam, também, o prêmio de melhor álbum de samba e pagode os cantores negros Péricles com “Céu Lilás” e Nego Álvaro com “Bons Ventos”, álbum que também nomeia uma música que o cantor divide com Diogo Nogueira. Além do mestre Martinho da Vila com o álbum “Mistura Homogênea”.
Ao todo, são 53 categorias, onde aparecem grandes nomes da música latina em especial de artistas brasileiras e brasileiros. Na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa os representantes são José Gil, Francisco Gil e João Gil, ou melhor: os Gilsons com o álbum “Pra gente acordar”.
Leia também: “Eu estou chocada” diz Ludmilla após repetir recorde de Numanice
Outra categoria em que os cantores negros se destacaram entre as nomeações foi a de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com “QVVJFA?” do Baco Exu do Blues e “Delta Estácio Blues” da maravilhosa Juçara Marçal. A categoria apenas com cantores brasileiros indicados ainda conta com o trabalho “Sobre Viver” do cantor Criolo, “O Futuro pertence à Jovem Guarda” de Erasmo Carlos e “Memórias (de onde eu nunca fui)” da banda Lagum.
A cantora Liniker concorre em três categorias com o álbum “Indigo Borboleta Anil” na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com “Baby 95” na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa e na categoria “Melhor Engenharia de Gravação”. A música “Baby 95” é uma efusão de ritmos brasileiros e conta ainda com a participação das cantoras Mahmundi, Tássia Reis & Tulipa Ruiz.
“É muito importante ser reconhecida pelo meu trabalho, ser reconhecida pelo trabalho que fiz, pelo trabalho que não fiz sozinha. Tô muito muito, muito, muito feliz com esse dia, e com essas TRÊS INDICAÇÕES”, comemorou a cantora Liniker.
Ainda na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa o prêmio lembra do álbum “Síntese do Lance” de João Donato e Jards Macalé. O cantor Mateus Aleluia defende o “Afrocanto das Nações” na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. As indicações ainda incluem os cantores Ney Matogrosso, Marisa Monte, Caetano Veloso, Anitta, dentre outros (CONFIRA A LISTA COMPLETA AQUI).
Os vencedores serão anunciados no dia 17 de novembro na premiação que neste ano acontece em Las Vegas.
0 Replies to “Baco, Ludmilla, Liniker, Jards Macalé: confira a lista de indicados ao Grammy Latino 2022”