Com inscrições gratuitas, ‘Conferência Juntos’ promove inclusão racial no mundo corporativo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Estão abertas as inscrições gratuitas para a quarta edição da Conferência Juntos, evento de networking destinado a jovens negros. Promovido pela McKinsey & Company, o evento é voltado para estudantes universitários negros – com graduação prevista para os próximos dois anos – e jovens profissionais autodeclarados negros, com até seis anos de formação.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas clicando neste linkhttps://mck.co/2XIJSdJ

Conferência Juntos acontece entre os dias 2 e 4 de outubro. Este ano, pela primeira vez o evento será 100% digital e continuará com o propósito de influenciar a formação de uma geração de jovens profissionais negros por meio de ações em três pilares: inspiração, desenvolvimento e conexão.

Além do apoio a profissionais recém formados, a Juntos contará com palestras de profissionais negros de destaque no mercado, sessões de treinamento e exposição de empresas engajadas com diversidade e inclusão racial. Segundo informações do Time de Diversidade e Inclusão da McKinsey & Company Brasil, a Conferência Juntos foi a primeira do mercado corporativo, voltado para talentos negros na América Latina e a McKinsey acompanha os impactos da Conferência desde a primeira edição“Para nós, diversidade, equidade e inclusão são parte de nossos valores e nosso compromisso com nossos colegas, clientes e com a sociedade, e temos o propósito de ajudar a criar mudanças positivas e duradouras no mundo”, enfatiza. 

Líderes negros

Um estudo, realizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, em 2020, revelou que, em 23 grandes empresas pesquisadas, apenas 6,3% dos cargos de gerência são ocupados por negros. Ainda de acordo com o Time de Diversidade, a McKinsey tem o compromisso público de dobrar a liderança negra nos próximos quatro anos, além de contribuir para a formação e avanço de profissionais negros no mercado de maneira geral. “Não só isso, temos também o compromisso em auxiliar debates e implementar uma ampla agenda de conscientização e educação antirracista. A Conferência Juntos é uma das ações desenvolvidas que nos auxilia a implementar esse nosso compromisso de formação de profissionais negros, alinhado ao nosso propósito de criar impacto além do nosso espaço de trabalho”, ressalta o Time de Diversidade.

Diversidade Racial e o mundo corporativo no Brasil

Segundo o relatório Diversity Matters 2020, produzido pela própria McKinsey, apesar da percepção de diversidade racial/étnica nas empresas ser maior no Brasil do que no resto da América Latina, apenas 20% dos entrevistados afirmaram trabalhar em empresas com alta diversidade. 30% dos entrevistados revelaram que já sentiram que a cor da pele impactou negativamente suas chances de receber promoção ou aumento salarial. 

“No Brasil, existe um descolamento entre a representatividade de diferentes grupos populacionais e a diversidade nas empresas, principalmente em cargos de liderança e gestão. Assim, esta se torna uma pauta urgente e o mundo corporativo precisa evoluir significativamente em não só trazer pessoas negras para as empresas, mas também em garantir que sejam ambientes verdadeiramente inclusivos e equitativos para que essas pessoas sejam bem sucedidas”, enfatiza.

Todas as informações sobre o evento e a programação, que será divulgada em breve, podem ser consultadas no site da Conferência Juntos.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.