Empreendedorismo feminino cresce 9% no estado do Rio, aponta Sebrae

WhatsApp-Image-2024-03-08-at-09.27.43.jpeg

Em comparação aos homens, as mulheres empreendedoras gastam quase três vezes mais tempo diário com a família e afazeres domésticos. Levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados da Pnad-C, indica que o Rio de Janeiro registrou um crescimento de 9% de novos negócios criados por mulheres, enquanto esse crescimento para os homens foi de apenas 3%.

O estado conta com 2,5 milhões de empreendedores, sendo 62% homens (1,5 milhão) e 38% mulheres (964,3 mil), tornando o Rio de Janeiro o estado com maior percentual de mulheres donas de negócios do país.

Foto: Shutterstock

Dentro do empreendedorismo, 68% das donas de pequenos negócios estão no setor de serviços, com destaque para educação e saúde; alojamento e alimentação; comunicação e setor financeiro. Elas também empreendem no comércio (21%), indústria (10%), agropecuária (1%) e construção (1%).

“O empreendedorismo feminino contribui para a construção de uma sociedade mais justa. Uma liderança feminina empodera, inspira e influencia outras mulheres. Elas são mais estudiosas e mais dispostas a buscar melhorias para as suas empresas”, explica Renata Roqui, gestora estadual do programa Sebrae Delas e analista do Sebrae Rio.

Para apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino, o Sebrae Rio abre inscrições para o programa Sebrae Delas, uma iniciativa que pretende atender 350 empreendedores, que vai contar com cerca de 50 horas de capacitações entre os meses de maio e novembro focadas em fortalecimento das habilidades comportamentais; gestão de marca; finanças; processos; marketing digital e gestão comercial; além de encontros de networking, sessão de negócios e até 20 horas de consultoria. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/sebraedelas.

“Muito mais do que os resultados em volume de negócios, a iniciativa permitiu que estas mulheres descobrissem e vivessem o cotidiano do empreendedorismo: o desafio, a necessidade de se superar continuamente e a busca pela inovação. Possibilitou ainda que elas se vissem como protagonistas da sua vida e dos seus negócios para irem além de qualquer limite imposto a elas”, destaca Renata.

“Elas se superaram e isso impactou em seus negócios e no todo. O programa busca tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, além de promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino”, completa.

Leia também: Feminicídio: Com 1.463 casos em 2023, Brasil tem aumento de 1,6% em relação a 2022

O Sebrae Delas tem subsídio do Sebrae Rio entre 85% e 90%. Para a microempreendedora individual o pagamento será de R$150 e para quem é dona de uma microempresa ou empresa de pequeno porte, o valor ficará R$ 350, que podem ser parcelados em até 12X sem juros no cartão de crédito.

Deixe uma resposta

scroll to top