Coletivo promove evento em comemoração ao Dia da Baixada Fluminense, no Rio

baixada-1.png

Artistas, comunicadores e articuladores culturais da Baixada Fluminense estão se mobilizando para celebrar o Dia da Baixada Fluminense por meio do evento MOV.RUA, idealizado pelo coletivo Movimento da Roda. O festejo cultural e beneficente terá sua segunda edição no próximo domingo (30), sendo uma festa popular realizada na rua, gratuita e voltada para os moradores locais. O evento contará com apresentações de artistas da região, como NATÖ, Movimento da Roda, Xari, Rojão, Clá Gouveia e Felipe Vaz, e diversas atividades, como a exibição de um curta-metragem, uma exposição de arte, sets de DJ e intervenções do “Projeto Aulada” de educação popular.

O Dia da Baixada Fluminense é uma data importante para preservar e celebrar a cultura e a história local, sendo instituído pela Lei Ordinária 3.822/2002 em homenagem à inauguração da Primeira Ferrovia Brasileira que ligava o Porto de Mauá à região de Fragoso. A lei prevê que a comemoração ocorra nas escolas estaduais e repartições públicas da região, promovendo a educação e a cultura.

baixada
Foto: Site da Baixada

Além das apresentações dos artistas baixadenses, a programação desta segunda edição inclui a exibição do curta “Existe Amor na BXD”, de Marina Maux, bem como um episódio especial e comemorativo com a Marina para o Ideias de Hermes Podcast, um podcast da Baixada Fluminense. Haverá também o lançamento oficial do clipe de “O Que Sobra é a Arte”, do NATÖ, a exposição “Mais Um Dia Ensolarado no Inferno”, do artista visual Michel Massolar, e dois sets de DJ – um com a DJ Laryh e outro com o DJ Leandro – todas atrações genuinamente baixadenses.

O mural de grafiti ao vivo será feito pelo artista Kave, assim como na primeira edição, sendo que o primeiro mural também fará parte do clipe que será exibido. Renato Mello estará com as Flash Tattoo e ainda o grupo Efígie, quarteto de rap de Xerém.

Unindo-se à educação e à democratização do lazer, também acontecerão intervenções do “Projeto Aulada”, um projeto de educação popular liderado também pelo NATÖ. Haverá também um pula-pula para as crianças se divertirem na festa da região. A previsão de início do evento é às 14h.

O MOV.RUA, apresentado pelo Movimento da Roda, será realizado no dia 30 de abril, às 14h, no Bar do Chileno, Av. Manoel Duarte, 1051 – Parque Lafaiete, Duque de Caxias. O evento é gratuito, e há um link disponível para financiamento coletivo no site https://benfeitoria.com/projeto/apoie-o-movrua-2-16c0.

Jerson Pita

Jerson Pita

Jornalista, marqueteiro, pesquisador e periférico. Cria de Duque de Caxias, escreve sobre entretenimento, sociedade e esportes. No mestrado, pesquisa a autoridade jornalística e a migração da mídia tradicional para o Youtube.

Deixe uma resposta

scroll to top