Chef João Diamante recebe título de melhor projeto social do mundo pelo The 50 Best in The World

DIAMANTES-NA-COZINHA-JD-E-ALUNOS.jpg

João Diamante é o fundador da empresa social Diamantes Na Cozinha, que cria oportunidades culinárias e de empreendedorismo para jovens em situação de vulnerabilidade que vivem em favelas do Rio de Janeiro, Brasil

O prêmio internacional The 50 Best World Restaurantes do Mundo, anunciou o Chef João Diamante como um de seus Campeões da Mudança vencedores de 2024. Os nomeados são considerados heróis da hospitalidade na vanguarda da ação positiva e do progresso a longo prazo dentro da indústria e de suas comunidades locais.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

João é fundador de projeto social Diamantes Na Cozinha, que atua na área de culinária, nutrição e hotelaria cursos para jovens em situação de vulnerabilidade moradores de favelas do Rio de Janeiro. Foi com essa premiação que o chef foi anunciado um dos vencedores do prêmio que faz parte do programa The 50 Best World Restaurantes do Mundo 2024.

João Diamante é nomeado Campeão da Mudança, é fundador de projeto social Diamantes Na Cozinha – Foto: Divulgação

O Chef brasileiro recebeu uma doação financeira, permitindo que continue construindo sua iniciativa e apoiando o progresso a longo prazo na restauração e gastronomia esferas.

Depois de crescer em uma favela, Diamante se beneficiou de programas sociais quando adolescente antes de ingressar na Marinha do Brasil, onde começou a trabalhar como auxiliar de cozinha. Depois de cinco anos subindo na cozinha, frequentou a faculdade de gastronomia antes de trabalhar em Paris com Alain Ducasse. No entanto, ele se sentiu obrigado a voltar ao Rio para ajudar outras pessoas e fundou o Diamantes Na Cozinha em 2016, ajudando mais de 3.000 pessoas desde então.

Diamante acredita apaixonadamente que os adolescentes precisam de oportunidades para que não acabem indo para o mundo do crime – os problemas mais comuns nas favelas do Brasil – e ao matricular em seus cursos ele não está apenas ajudando essas pessoas indivíduos emergem de situações de pobreza, mas ajudam a melhorar a economia brasileira.

Assim, o projeto está criando uma nova geração de talentos através de cursos que abrangem hotelaria, culinária, antropologia alimentar e preparação de coquetéis. Desde o seu pequeno início num espaço minúsculo que tinha com turmas em rodízio, hoje atende até 100 alunos em cursos semestrais.

Ser nomeado Campeão da Mudança é um grande elogio e estou grato pela valorização do nosso trabalho. Este projeto foi iniciado para ajudar uma pessoa em situação de dificuldade social vulnerabilidade no Rio no caminho para um futuro melhor e estou orgulhoso de poder compartilhar isso com uma audiência global. Quando eu agradeço e digo que estou feliz , inclui , sobretudo receber esse reconhecimento na mesma edição que a melhor chef Brasileira mulher do mundo, Janaina Torres, pessoa que admiro muito e tenho como grande referência”, disse o Chef, que continou:

Gostaria de dedicar também este prêmio a todos projetos sociais que utilizam a gastronomia para impactar o mundo, em especial os brasileiros: Gastromotiva , Escola Ivens Dias Branco, Gastronomia Periférica, Chef Aprendiz, Favela Orgânica e ao Maré de Sabores, juntos formamos um impacto gigantesco com a educação, gerando renda e empregabilidade, sobretudo dignidade através do conhecimento”.

O Diamantes na Cozinha já tem previsão de novas turmas para Hospitalidade, patrocinado pela empresa Cuisine Solutions que no dia do Sous vide Day, o CEO Felipe Halssemann anunciou uma doação para o projeto de 10 mil dólares. Essa turma aconteceu no Hotel Rio Othon Palace, parceiro do projeto.
O link de inscrição sairá dia 01/05 nas redes sociais: @diamantesnacozinha @joaodiamante , junto com  todas as informações, Serão 30 vagas disponíveis.

Leia mais notícias aqui: “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões” é o enredo da Mangueira para 2025

Deixe uma resposta

scroll to top