Show terá também a participação da Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Conjunto Túnel de Ibirité e faz parte do “Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”
Uma circulação musical, em diversos centros culturais de Belo Horizonte, levando as tradições, os sons e os cantos da cultura negra de tambores com origens em Minas Gerais. Esse é o festival “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”, que chega à sua terceira edição no próximo sábado (16), no Centro Cultural São Bernardo.
O projeto, que traz apresentações sempre gratuitas, promove a riqueza das tradições populares de Minas, a música dos tambores e o festejo do congado. A cada edição, Tizumba recebe uma pessoa convidada para dividir o palco. Dessa vez será a jovem cantora mineira Laís Lacôrte, em apresentação que começa às 15h. Também se apresenta a Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Conjunto Túnel de Ibirité.
O festival já passou pelo Teatro Raul Belém Machado e pelo Centro Cultural Padre Eustáquio. Seu objetivo é fortalecer a cultura afro enraizada no estado e despertar o interesse do público pela cultura brasileira em geral. No repertório das apresentações, Tizumba apresenta cânticos do congado mineiro e da música popular entoados aos ritmos de tambores, gungas e patangomes.
O congado é uma manifestação de cunho artístico, cultural e religioso que tem mais de quatro séculos de existência e representatividade forte em vários estados brasileiros. Sua preservação e divulgação é de suma importância, uma vez que traz consigo muito da história do Brasil e da cultura popular.
O projeto “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais” é realizado com o patrocínio do Instituto Unimed-BH através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Os cinco shows do festival oferecem ações especiais de acessibilidade, com assentos reservados para acomodar idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além da escolha de espaços públicos de fácil acesso.
SOBRE MAURÍCIO TIZUMBA
Maurício Tizumba iniciou sua carreira artística na década de 1960 e se destaca por fazer um percurso de grande relevância para a cultura afro-brasileira. Em toda a sua história, traz consigo a forte influência do congado mineiro, manifestação cultural negra e religiosa que resiste há mais de três séculos. Ator, escritor, compositor, cantor, multi-instrumentista, diretor musical e capitão de reinado/congado, Tizumba, sempre esteve comprometido com o resgate da identidade cultural do povo brasileiro. Sua trajetória marca também a intenção de ampliar o acesso à cultura, buscando a disseminação da arte entre todas as classes e grupos sociais, com a rua e com o povo.
SOBRE LAÍS LACÔRTE
Laís Lacôrte é natural de Belo Horizonte, MG, é atriz, cantora e compositora. Com formação no Teatro Universitário da UFMG, integrou o elenco de diversos espetáculos musicais, incluindo o aclamado Musical Elza, sendo premiada pelo site Musical Rio como Atriz Revelação. Em 2018, lançou o seu primeiro EP com canções autorais em parceria com Richard Neves. Em 2022, integrou o elenco de Língua brasileira, espetáculo musical com direção de Felipe Hirsch e músicas originalmente compostas por Tom Zé. Laís Lacôrte tem forte trabalho de pesquisa e apresentação musical ligado à cultura francófona, com apresentações em diversos eventos ligados à língua francesa e aos povos que adotam esse idioma
SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
SERVIÇO
Show: Maurício Tizumba, Laís Lacôrte e Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Conjunto Túnel de Ibirité
Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais
Data: 16/03, sábado
Horário: 15h
Local: Centro Cultural São Bernardo (Rua Édna Quintel, 320, São Bernardo)
Entrada gratuita
Classificação Livre
Leia também: Festival Março por Marielle e Anderson acontece no Centro do Rio na próxima quinta (14)