Celma Pontes, uma celebridade do cenário artístico e jornalístico de Angola, está no Brasil para integrar a 2ª Edição do Festival da Consciência Negra – conhecer o passado, para compreender o presente e lutar pelo futuro, dedicado à reflexão sobre a história e a luta dos negros.
A atriz e apresentadora da TV Zimbo – além de empresária do ramo da beleza – participará da exibição do filme MUTU MBI e do debate no próximo sábado (19), às 14h, organizado pelo Instituto LiterÁfrica, no Teatro Prudential, no bairro da Glória, região Central do Rio de Janeiro.
Nascida em Luanda, Celma é uma mulher de várias facetas. Dedicada à arte e comunicação, tem em seu currículo formação em secretariado executivo, passagem como funcionária pelo Ministério do Interior, contabilista na MUJIMBOS comercial, assistente de direção na empresa VYSPA e sub-diretora de Marketing na Empresa Angola Business Corporation.
Para além do universo profissional, ela exerce o papel genuíno de mãe. Entre seus gostos encontra-se o tênis de campo, tendo ainda integrado como bailarina o grupo de lambada do Kinaxixi. Esteve no palco pela primeira vez com 13 anos de idade, ao lado do grupo Horizonte Nzinga Mbandi, encenando a peça, “A Madrasta”. De olhos na profissionalização no ramo do cinema e artes, Celma fez o Curso Profissional de CINEMA, TV E TEATRO, pela UTA, com professores brasileiros da BRAAPA em 2004.
No ano seguinte, fez parte do grupo de teatro Walpipa e com ele realizou várias apresentações em províncias da Angola, tais como, Luanda, Bengo, Benguela, Sumbe e Malange. Como o aprendizado e as experiências são motivadoras, a jornalista também registra atuação no mundo do rádio.
Em 2006, Celma Pontes uniu sua veia artística e comunicadora ao participar do elenco principal da Rádio novela, O Jogo, na Rádio Eclésia, onde já exercia a função de assistente de locução.
Leia também: “Ser negro é ser sobrevivente”, diz Iza no lançamento do edital “Entra na Roda” para negócios de pessoas negras
Rosto e voz de campanhas de publicidade, com personagens no cinema e novelas televisivas. A mulher de sucesso, já havia deixado seu lastro de talento em terras brazucas. Em 2016 e 17, ela participou do FESTILUSO – Festival Lusófono de Teatro no Brasil, promovido no Piauí, em Teresina, com o grupo RESGARTE, na peça Hamlet.
Serviço
FESTIVAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA – MUTU MBI + DEBATE COM O ELENCO
Data: 19/11 (sábado) às 14:00
Local: Teatro Prudential
Endereço: Rua do Russel. 804 – Glória
Evento Gratuito
Classificação: Livre