CBF define que meninos e meninas poderão jogar juntos em torneios amadores

20230308173107_983.png

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a regulamentação do futebol misto em competições amadoras no Brasil. Isso significa que meninos e meninas poderão jogar juntos em torneios não profissionais.

De acordo com a nota divulgada pela CBF, na ultima quarta-feira (8), a nova regra poderá ser aplicada em todas as categorias, desde a iniciação esportiva até o futebol amador adulto. Além disso, equipes femininas poderão participar de competições masculinas e atletas femininas poderão fazer parte de equipes masculinas, de acordo com o critério da entidade organizadora.

Campanha Dia Internacional da Mulher: Lugar de Mulher é onde ela quiser jogar. Créditos: Arte- Júnior Souza

A CBF também criou o “Mecanismo de Dispensa Etária do Futebol Misto” (MEC), que permite meninas ou equipes femininas atuarem em times ou campeonatos de categorias de idades inferiores. Por exemplo, uma atleta ou equipe sub-17 pode participar de um torneio com times masculinos mais novos, desde que a entidade organizadora da competição utilize o MEC como referência no regulamento específico de seus torneios.

A diretoria da CBF planeja fazer campanhas para federações estaduais e ligas amadoras adotarem o modelo de competições mistas, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades para as jovens atletas.

A CBF diz que deseja promover a igualdade de oportunidades para as jovens atletas. Foto: Pexels

Em uma entrevista coletiva, a técnica da seleção brasileira de futebol feminino, Pia Sundhage, comentou a iniciativa da entidade.
“Eu tive sorte porque quando eu era criança, jogava futebol com meninos. Isso não tem nada a ver com meninos ou meninas, e sim com o futebol. Se conseguirmos criar espaços onde se pratica o esporte, não importa se é uma menina ou menino. É uma oportunidade muito grande para todos nós que jogamos futebol”, afirmou Pia.

Leia também: CBF cria ‘Secretaria da Diversidade’ para atender casos de discriminação no futebol

Jerson Pita

Jerson Pita

Jornalista, marqueteiro, pesquisador e periférico. Cria de Duque de Caxias, escreve sobre entretenimento, sociedade e esportes. No mestrado, pesquisa a autoridade jornalística e a migração da mídia tradicional para o Youtube.

0 Replies to “CBF define que meninos e meninas poderão jogar juntos em torneios amadores”

Deixe uma resposta

scroll to top