Carnaval de Salvador 2024: conheça as principais programações

Imagem-1-NP-1-edited.jpg

A abertura oficial do carnaval de Salvador vai acontecer no dia 08 de fevereiro, uma quinta-feira, na Praça Castro Alves, localizada no centro histórico da cidade. Carlinhos Brown e Ilê Aiyê serão algumas das atrações responsáveis por abrir a folia deste ano, que tem o tema ‘Salvador Capital Afro’. A programação vai até o dia 14 de fevereiro.

Da mesma forma, a festa também acontece em outros pontos da cidade. No circuito Dodô, que vai da Barra à Ondina, ainda na quinta-feira de carnaval, artistas como Ludmilla e Léo Santana vão puxar um trio elétrico de rua, conhecido como pipoca, que é gratuito e responsável por reunir o público popular. Entre os dias 09 e 13, grupos como Timbalada e Cortejo Afro também se apresentarão no mesmo circuito.

O circuito Dodô liga as praias da Barra e Ondina e atrai vários foliões – Foto: Betto Jr. – SECOM/Prefeitura de Salvador

Simultaneamente, outros circuitos como o Osmar, que acontece no Campo Grande, e o Batatinha, que acontece no Pelourinho, vão reunir artistas como a cantora e Ministra da Cultura, Margareth Menezes, Nara Couto, Majur e Hiram, além de grupos como É o Tchan e Filhos de Jorge. Confira a programação completa de todos os circuitos.

Pré-carnaval

A folia vai começar nas festas religiosas que acontecem no início de fevereiro, como a Lavagem de Itapuã (01) e a Festa de Iemanjá (02). O Fuzuê e o Furdunço também são outros momentos que marcam o pré-carnaval.

Nesse sentido, eles acontecem nos dias três e quatro de fevereiro, no circuito Orlando Tapajós, que faz o trajeto da Ondina à Barra. Os Afoxé Filhos de Korin Efan e Afoxé Babá Afoman se apresentarão no Fuzuê, já no Furdunço, a Banda Olodum está confirmada.

O Fuzuê relembra os antigos carnavais de rua, já o furdunço dá visibilidade aos grupos de charangas e blocos de percussão – Foto: Jefferson Peixoto – SECOM/Prefeitura de Salvador

Apoio aos grupos afros

Na última terça-feira (23), durante o evento de lançamento da programação do Carnaval 2024, a Prefeitura de Salvador disse que a escolha do tema para a festa deste ano tem o objetivo de exaltar a cultura afro-brasileira da capital baiana. 

Além disso, também foi informado que os blocos Afro e de Afoxés receberão do município o investimento superior a R$8 milhões e que mais de 130 entidades de matriz africana independentes também recebem apoio.

Do mesmo modo, os grupos também receberam a isenção de tributos como o Imposto Sobre Serviços (ISS), o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de fiscalização de funcionamento (TFF).

Leia também: Governo da Bahia lança carnaval Ouro Negro 2024 com 132 blocos afros

A quarta-feira de cinzas

O tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas, que foi criado pelo cantor Carlinhos Brown, encerra os festejos do Carnaval de Salvador. Ele vai acontecer no dia 14 de fevereiro, a partir das 10h, no circuito Dodô.

Por fim, o cantor disse em suas redes sociais que deseja reunir os grupos Ilê Aiyê, Olodum e Apaches do Tororó juntamente com 500 percussionistas no desfile para realizar o “Arrastão dos Arrastões” este ano.

Fernanda Amordivino

Fernanda Amordivino

Estudante de jornalismo na UFRB e integrante do Coletivo Angela Davis - Grupo de Pesquisa Ativista sobre Gênero, Raça e Subalternidades. Possui experiência em radiojornalismo e assessoria de comunicação.

Deixe uma resposta

scroll to top