Na noite desta terça-feira (26) a escola de samba Unidos do Viradouro, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, anunciou que vai homenagear Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, no carnaval de 2026. O enredo “Pra Cima, Ciça” vai homenagear o mestre de bateria da agremiação de Niterói, que completa 70 anos no próximo ano.
O lançamento do enredo aconteceu na Quadra da escola, pegando o mestre de bateria de surpresa, que ficou visivelmente emocionado. No próximo ano o mestre Ciça fará seu 55º desfile, mas dessa vez, como homenageado.

Nas redes sociais, a agremiação lançou um vídeo anunciando o novo enredo. “Hoje, não é apenas um anúncio. É um marco. Para nossa escola. Para o carnaval. Para o samba“, começa a escola, na publicação, que continua:
“O que é preciso para ser um enredo grandioso? Mérito? Fama? Legado? Sim… mas, para ser inesquecível, é preciso mais. É preciso alma. É preciso ser personagem da vida real, daqueles que o tempo não apaga. A Avenida já foi morada de homenagens belíssimas. Nomes eternizados pela arte,
pela luta, pela história. Todos merecidos. Todos aplaudidos. Mas o que está por vir… é novo. Vamos além da exaltação. Vamos tocar o coração do samba. Vamos homenagear, como nunca se fez antes, desta forma, um filho legítimo do carnaval“, diz a escola.
Ciça começou a desfilar em 1971, como passista da então Unidos de São Carlos, a atual Estácio de Sá. Foi lá, em 1989, que estreiou como mestre de bateria e no ano seguinte conquistou seu primeiro título. Pela Viradouro já foi campeão em 2020 e em 2024, e já passou por escolas como Unidos da Tijuca, Grande Rio e União da Ilha.
Leia também: Carnaval 2026: Ney Matogrosso será enredo da Imperatriz Leopoldinense no próximo ano