MAR e Universidade das Quebradas lançam nova exposição gratuita

Fotografia-da-serie-Deixa-os-Garoto-brincar-Credito-Nayane-Silva.jpg

O Museu de Arte do Rio (MAR) inaugura, neste sábado (10), a nova exposição gratuita “Ter Histórias e Territórios”, organizada pelo Instituto Cultural Vale, pela Escola do Olhar e pelos alunos da Universidade das Quebradas / Faculdade de Letras da UFRJ.

A mostra convida o público a refletir sobre a relação entre o território e a história do povo que o ocupa, e a ampliar a visão sobre as raízes indígenas e africanas da cultura brasileira, abordando temas como a ancestralidade afro-brasileira e a memória. A exposição vai ocupar a Biblioteca do MAR, no 4º andar da Escola do Olhar. 

Fotografia da série Deixa os Garoto brincar – Foto: Nayane Silva

Curada e produzida pelos alunos da Universidade das Quebradas como trabalho de conclusão do curso “Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria”, a mostra conta com obras inéditas criadas pelos estudantes e peças do acervo do MAR.

Com cerca de 60 obras, entre pinturas, desenhos, fotografias e grafites, a exposição é dividida  em cinco núcleos temáticos: “Direito à Cidade”; “Lutas, Emancipação e Retomadas Históricas”; “Encruzilhadas”; “Memória e Ancestralidade” e “Corpas, Ações e Ativações”.

A aluna-curadora da Universidade das Quebradas, Rafaela Lohana ressalta a importância do direito à cidade, tema explorado na exposição, para a construção de novas memórias e narrativas. “O direito à cidade é, ou deveria ser, amplo, único e para todos os que a habitam. Sejam as atuais ou as futuras gerações, o direito à cidade está na participação, produção, habitação e mobilidade. No uso do espaço de forma democrática, justa e inclusiva”, diz.

“A importância do tema reflete no que acompanhamos do ontem e do hoje, para a construção de um futuro. O direito à cidade é sobre estar, permanecer e perpetuar direitos que são nossos,  ligados às diferentes partes dessa cidade que cria muros invisíveis”, conclui.

Leia também: “Pausa para Cena – Mulheres da Independência” recebe Luiza Mahin, Marianna Crioula e Maria Felipa no Rio

Para celebrar a inauguração da mostra, o MAR preparou uma programação especial, que vai contar com performances artísticas, lançamento de livros dos alunos da Universidade das Quebradas e até um show do Jongo da Serrinha. 

Serviço:

“Ter Histórias e Territórios”

Inauguração: 10 de dezembro, às 11h

Até: fevereiro de 2023

Local: Biblioteca do MAR – 4º andar da Escola do Olhar

Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

scroll to top