Conceição Evaristo participa do Clube de Leitura CCBB 2023 nesta quarta (10)

conceicao.png

Olhos D’água é o livro que a escritora Conceição Evaristo, um dos nomes mais importantes e necessários da literatura brasileira contemporânea, lerá no encontro de maio do Clube de Leitura CCBB 2023, patrocinado pelo Banco  do Brasil.  O encontro acontecerá na quarta-feira (10), às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ. A entrada é gratuita e terá participação virtual de Eliana Alves Cruz, autora, entre outros, dos livros Água de Barrela , O crime do Cais do Valongo e Solitária. 

Foi do público a escolha do livro de Conceição Evaristo, via Instagram do CCBB. Olhos D’água , publicado em 2014, é composto por quinze contos que abordam a história de personagens negras,  silenciadas pelo racismo, pelas imposições econômicas, por condições degradantes de trabalho e pelas questões de gênero. Não somente a subordinação, mas a violência a que homens e mulheres são submetidos quando não somente a cor da pele influencia, mas as condições precárias com as quais são obrigados a conviver. 

conceição
Foto: Divulgação

De acordo com a curadora, pelo segundo ano, do Clube de Leitura CCBB 2023, Suzana Vargas, a presença de Conceição Evaristo, para além da sua importância enquanto poeta, ficcionista e ensaísta, é enriquecer a diversidade de temas tratados pelo Clube. “Ela chega com sua voz e obra poética poderosa para nos fazer mergulhar no universo predominantemente feminino, denunciando a violência e discriminação racial sofridas por nosso povo, em especial nossas mulheres ao tempo em que revela nossa diversidade enquanto nação”, afirma.

Seus contos e poemas relatam e denunciam a profunda desigualdade sempre reinante no Brasil. Suzana Vargas reforça suas afirmações ao citar livros como o escolhido Olhos D’água com contos contundentes, em que personagens e situações levam o leitor a perceber de que forma o preconceito racial se soma ao preconceito social.  “Essa é a sua marca, sua produção literária nos lembra de nossa diversidade racial e cultural”, explica.

Leia também: Dia Mundial do Livro: pesquisa revela que representatividade literária ainda é baixa

Em abril, a programação levou o moçambicano Mia Couto para o CCBB, depois da estreia, em março, com Antônio Torres, Lilian Fontes e Ana Maria Machado numa homenagem à Nélida Piñon. Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil.

SERVIÇO:

Clube de Leitura CCBB 2023

10 de maio de 2023

Às 17h30

Evento Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.

Mariane Del Rei

Mariane Del Rei

Jornalista e escritora, é ganhadora do Prêmio Rede Globo de Jornalismo e tem três livros publicados. Já passou por empresas como TV Globo, TV Brasil, International Committee of Red Cross, FSB Comunicação. Escreve sobre negritude, política internacional, direitos humanos, comunidade LGBTQIA+, meio ambiente e mulheres.

Deixe uma resposta

scroll to top