MP da Espanha arquiva processo por cantos racistas direcionados a Vinícius Jr

csm_vini_jr_brasil_a0151e5ae5.jpg

O Ministério Público da Espanha arquivou nesta sexta-feira (02) o processo aberto para investigar os cânticos racistas direcionados ao jogador Vinícius Jr (Real Madrid), cantados por torcedores do Atlético de Madrid. A informação é do jornal esportivo espanhol “Marca”. De acordo com o órgão, os cantos são considerados “desagradáveis e desrespeitosos” mas no contexto em que foram feitos, não seria necessário aplicar uma punição.

A instituição afirmou que os cânticos entoados que chamam o jogador do Real Madrid de macaco, não são considerados um crime pois foram “proferidos durante partida de máxima rivalidade” e que o ato “durou apenas alguns segundos”. O Ministério Público Espanhol também diz que diante das circunstâncias, não há um ato concreto para imputar uma punição a uma pessoa específica.

Leia Também: Jogador Vinícius Júnior é alvo de comentário racista de empresário espanhol

Para a Justiça do país, o caso – que aconteceu em setembro deste ano durante um jogo pela La Liga – não representou um “um delito contra a dignidade” do jogador do Real Madrid, decidindo por não levar adiante a denúncia apresentada por Esteban Ibarra, presidente do Movimento contra a Intolerância. Com a decisão, os torcedores colchoneros não serão punidos.

Vinicius Jr.
Vinícius Jr nos jogos da Copa pela seleção brasileira / Foto: CBF

Um pouco antes do clássico, Vinícius Jr já havia sido vítima de comentários racistas feitos pelo empresário Pedro Bravo, durante um programa local  bastante tradicional chamado “Chiringuito”. Na ocasião, o empresário disse que o jogador tinha que “deixar de fazer macaquice”, fazendo referência às danças que Vini faz durante as comemorações dos seus gols.

Na época, o atacante do Real Madrid recebeu apoio de fãs nas redes sociais, e de companheiros que hoje dividem com ele um espaço na Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo do Catar, como o jogador Neymar Jr e Thiago Silva. Mas apesar da repercussão, e do pedido de desculpas feito por Pedro Bravo nas redes sociais, o empresário também não foi punido. 

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

0 Replies to “MP da Espanha arquiva processo por cantos racistas direcionados a Vinícius Jr”

Deixe uma resposta

scroll to top