Caixa lança site e aplicativo para solicitar auxílio emergencial de R$ 600

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O benefício será concedido por até três meses para trabalhadores informais, desempregados, MEI’s e contribuintes individuais do INSS, que cumpram requisito de renda média

Página inicial do aplicativo lançado pela Caixa Econômica Federal – Foto: CEF

Na manhã desta terça-feira (07), foi detalhado pelo governo como funcionará o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. Para isso, a Caixa Econômica Federal lançou um site e um aplicativo feito exclusivamente para a solicitação do auxílio e esclarecimento de dúvidas. 

Quem pode se cadastrar? 

O cadastro pode ser feito através do aplicativo ou site e deve ser feito por Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS. Aqueles que já possuem o benefício do Bolsa Família, não precisam se inscrever pelo aplicativo, pois o pagamento será feito automaticamente. O mesmo vale para os que estão inscritos no Cadastro Único.  

Quando começará a ser pago? 

O prazo está previsto para 9 de abril. Primeiros a receber deverão ser os que estão no Cadastro Único, não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. 

Os que possuem o Bolsa Família, os pagamentos seguirão o calendário de pagamento comum: primeira parcela nos últimos dez dias úteis de abril e assim por diante. Demais trabalhadores que não se enquadram nessas regras, receberão a primeira parcela em até cinco dias úteis após o cadastro, iniciando em 14 de abril. 

Os beneficiários do auxílio, exceto os que já recebem o bolsa família, irão receber os pagamentos em suas contas bancárias gratuitamente. Os que não tem conta bancária, a Caixa Econômica Federal irá criar contas digitais sem custo. “Vamos ver se no final da tarde a gente já consegue dizer o número preciso que será enviado à Caixa para a Caixa já fazer o processamento e, se Deus quiser, na quinta-feira (9) a gente começa a fazer o crédito desses recursos para essas famílias”, afirmou o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni, durante a cerimônia de lançamento essa manhã em Brasília. 

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a expectativa é que até 15 milhões de pessoas se cadastrem ainda nesta terça-feira. 

Não tenho internet. E agora? 

Aos que não possuem formas de realizar o cadastro por vias digitais, o ministro Lorenzoni será possível também fazer o registro em agências da Caixa ou lotéricas. O cadastro presencial será uma exceção, apenas em último caso. 

SERVIÇO

  • Site para realizar o cadastro:  https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio
  • Aplicativo “Caixa Auxilio” está disponível para Android e IOS. 
  • Para dúvidas sobre o auxílio emergencial, a Caixa disponibilizou um contato: 111. 
APOIO-SITE-PICPAY

Gabriella Reis

Jornalista, escritora e web-redatora. "Se ninguém te escuta, escreva!"

3 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.