Via Reuters
Pelo menos dois soldados e dois pacificadores das Nações Unidas foram mortos em ataques separados no Mali na segunda-feira, disse o exército e a missão das Nações Unidas.
Militantes atacaram tropas malianas postadas na região norte de Gao no início da manhã, disse o exército, três dias após outro confronto ter deixado pelo menos 27 soldados mortos e 32 feridos.
Leia também: ONU: um em cada quatro habitantes da Somália está em risco de fome pela seca
O exército disse que estava perseguindo os assaltantes e matou nove até agora.
Horas depois, um comboio pertencente à missão de paz da ONU MINUSMA atingiu um dispositivo explosivo improvisado ao norte da cidade central de Mopti, disse a missão.
A explosão matou dois pacificadores e feriu outros quatro, acrescentou.
Afiliados da Al Qaeda e do Estado Islâmico estão ativos no Mali central. O Mali vem lutando contra uma insurgência islâmica há uma década, com grupos ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico expandindo seu alcance nos últimos anos, apesar da presença de tropas francesas e cerca de 13.000 pacificadores da ONU destacados para conter a violência.
O Mali enfrenta uma insurgência islâmica desde que militantes ligados à Al Qaeda tomaram seu deserto ao norte em 2012, forçando a ex-potência colonial França a intervir para levá-los de volta no ano seguinte.
Desde então, os militantes se reagruparam e tomaram vastas faixas do campo maliano, ao mesmo tempo em que se expandiram para o Níger, Burkina Faso e outros países vizinhos.
A França mantém milhares de tropas em toda a região desde 2013, mas anunciou no mês passado que retiraria suas forças do Mali à medida que as relações com a junta militar governante azedassem.
0 Replies to “Ataques matam dois soldados e dois pacificadores da ONU no Mali”