Oprah Winfrey compartilha obra de pintor do mural ‘Deus é Mãe’, em BH

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey compartilhou em seu perfil no Instagram uma pintura digital do artista paulista Robinho Santana. A imagem traz Breonna Taylor, de 26 anos, que foi assassinada a tiros, em março do ano passado, por policiais de Louisville, em Kentucky, nos Estados Unidos. Na imagem, que já tem mais de 247 mil curtidas, está escrita a frase “Continue saying her name“, que em tradução literal significa “Continuem dizendo seu nome”. 

artista paulista Robinho Santana
Obra do artista paulista Robinho Santana

Robinho Santana é um artista que desenvolve pinturas figurativas que mostram sujeitos negros/as como protagonistas. Ele é autor da obra ‘Deus é mãe’, a pintura é considerada o maior mural de empena do Brasil e que foi alvo de investigação pela polícia Civil, no inicio deste ano.

O motivo da acusação seria a presença da estética do pixo na empena, mas o inquérito policial não foi adiante sendo arquivado no fim de fevereiro.

Santana tem uma vasta formação como em desin (anhebi Morumbi), com conhecimento em fotografia pelo (Senac). Modelagem e iluminação 3D (Melies Escola de Cinema e Animação) para criar telas em cores efusivas que resgatam a na cestralidade afro-brasileira. Já expôs na pinacoteca de São Bernador (SP) e no Athens digital Week na Grécia.

Entenda o caso envolvendo o artista paulista Robinho Santana

No final de janeiro a polícia instaurou um inquérito para investigar suposto crime ambiental no mural feito por Robinho Santana de quase 2.000 m², batizado de “Deus é mãe“. A obra em questão traz uma imagem de uma mãe carregando os dois filhos. O artista convidou alguns colegas para fazer uma intervenção em sua obra, que foi emoldurada com a caligrafia do pixo.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.