Aretha Duarte, 1ª mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest, lança biografia

unnamed.png

A partir do dia 15 de setembro, Aretha Duarte irá percorrer diversas cidades do Brasil na turnê de lançamento do livro Da Sucata ao Everest, sua biografia. O livro aborda a jornada da primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest, superando desafios sociais e econômicos. Serão 13 encontros entre setembro de 2022 e janeiro de 2023 em lojas Decathlon, com início na loja do Morumbi, em São Paulo.

Além de São Paulo, as cidades de Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Maringá, Ribeirão Preto, Rio De Janeiro – Barra, Espírito Santo, Vila Velha, São José do Rio Preto, Salvador, Recife, Campinas e São José dos Campos também irão abrir as portas paraAretha e seu públicoNos encontros, a montanhista irá contar um pouco de sua jornada e da criação de sua biografia, além de disponibilizar autógrafos a quem estiver presente.

Após chegar ao topo do mundo, Aretha decidiu usar sua voz para levantar questões ambientais importantes, como a defesa do descarte apropriado de resíduos e uso de equipamentos produzidos de maneira sustentável. Uma bandeira que se conecta diretamente com a missão Decathlon, cujo objetivo é tornar o prazer e os benefícios do esporte acessíveis ao maior número de pessoas, de maneira sustentável. Em sua última expedição pela Bolívia, a montanhista utilizou equipamentos ecodesign da empresa, valorizando itens produzidos com menos impacto ambiental, sem deixar de lado a alta performance e tecnicidade.

Aretha Duarte escalou a escalada até o topo do Monte Everest. | Foto: Gabriel Tarso

A mudança que eu espero do mundo precisa começar por mim. Foi com esse pensamento e foco que escalei o Monte Everest, entendendo que seria uma grande oportunidade para gerar conquistas coletivas e sustentáveis. Eu conto, no meu livro biográfico, como tudo isso se deu e, através da turnê literária, espero inspirar mais Arethinhas a ativarem seu Poder Interno Bruto e garantirem a realização dos seus sonhos,” afirma Aretha Duarte montanhista e líder socioambiental. 

LEIA TAMBÉM: Aretha Duarte é a primeira mulher negra da América Latina a chegar no topo do Monte Everest

Jornada transformadora

Com mais de dez anos de experiência em montanhismo, Aretha Duarte, mulher negra, nascida e criada na periferia de Campinas é formada em Educação Física e percorreu oito países, escalando diversos cumes como: Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além de Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador e Bolívia) e, mais recentemente, liderou a Expedição Sajama, na qual guiou um grupo de brasileiros por quatro montanhas bolivianas.
 

Entretanto, foi seu maior desafio até o momento que a tornou uma das líderes socioambientais mais representativas do Brasil e inspirou o livro Da Sucata ao Everest. Ao coletar 500 kg de recicláveis por dia, treinar exaustivamente, desenvolver sua marca pessoal e se conectar com mais de sete patrocinadores, durante a pandemia, Aretha se tornou um símbolo de persistência e alcançou o topo do mundo, ao escalar o monte Everest, a montanha de maior altitude do planeta Terra. E é essa história que ela conta em seu livro.

0 Replies to “Aretha Duarte, 1ª mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest, lança biografia”

Deixe uma resposta

scroll to top