Animação ‘Hora do Blec’ estreia no YouTube com foco em representatividade e sustentabilidade

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A animação infantil ‘Hora do Blec’ estreou neste sábado (29) seu canal no Youtube. O desenho traz personagens multiétnicos, tendo como protagonista, Blec, um menino negro que tem no seu cabelo Black Power, um símbolo de poder, beleza e magia. 

Yayá , Yuki, Lara e Basquiat acompanham Blec em suas aventuras e juntos buscam conhecer a natureza e ajudar o mundo a ser mais sustentável. No dia-a-dia de Blec também vemos, com frequência, seu cotidiano com a mãe, o pai e o avô!

A ideia do projeto partiu da atriz Yasmin Garcez que, após conhecer o
“Projeto Identidade”, de Orlando Caldeira e Noemia Oliveira, em 2016, passou a observar a escassa produção de entretenimento infantil com protagonismo negro e resolveu produzir um. Na época, por diverosos motivos, o projeto não foi pra frente e sem uma sociedade com parceiros negros, a atriz optou por não dar continuidade a animação justamente por entender a importância da representatividade. Em 2019, com seu companheiro, sócio e intérprete de Blec, David Junior, Yasmin decidiu retomar a iniciativa e, juntos, desenvolveram “A Hora do Blec”.

Os temas da animação são inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Entre os objetivos listados estão a promoção do bem-estar para todos, a igualdade de gênero e a redução das desigualdades.

“Hora do Blec” conta com o apoio institucional do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento –  um organismo da ONU que trabalha em 170 países, inclusive no Brasil, colaborando para a erradicação da pobreza e para a redução das desigualdades sociais.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

3 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.