O Twitter ficou pequeno para o tamanho do conhecimento de Alê Santos, tanto que o pesquisador, que ficou famoso por escrever sequências de posts explicando fatos históricos dos negros na diáspora, abriu asas e está alçando voos maiores. Além de lançar a pré-venda para o seu primeiro livro que se chamará Rastros da Resistência, pela editora
Panda Books, e trará muito do conteúdo compartilhado na rede social, só que com mais profundidade e referência bibliográfica completa, o autor também está lançando um podcast chamado Raízes Negras, que vai trazer as narrativas de personagens negros importantes com algumas dramatizações dos fatos.
A expectativa pela obra, que foi anunciada há algum tempo, era tão grande que em poucas horas a primeira “recompensa” para quem adquirir um exemplar na pré-venda já estava esgotada.
“Tô muito feliz com o resultado. Tivemos que aumentar a recompensa de autógrafos de 100 para 250 cópias. Acredito que ainda haverá um novo gás na campanha quando divulgarmos o projeto visual, que vai ficar absurdamente lindo”, entrega o autor.
No site criado para a pré-venda, Alê fala um pouco sobre o processo de escrita:“Eu me dediquei ao máximo para que minha visão sobre essas histórias contribua para a reconstrução do imaginário popular brasileiro que recai sobre o povo preto carregado de estereótipos raciais. Eu acredito no poder que o imaginário tem para consolidar nossa
realidade. Yuval Harari chama isso de realidade imaginada: ‘Uma realidade imaginada é algo em que todo mundo acredita e, enquanto essa crença partilhada persiste, a realidade imaginada exerce influência no mundo’.
Nas ondas da internet
Ainda em 2019, o escrito contará suas narrativas também em podcasts. Lançado essa semana, Raízes negras (https://raizesnegras.com.br/) ainda não tem data definida de estreia, mas já possível fazer a assinatura pelo Spotify ou iTunes.
“A Estalo Podcast tem um trabalho bem bacana e me procurou com a ideia de adaptar as histórias que eu conto no twitter para o podcast. Eu estou trabalhando com ele desde o começo do ano, pensando em coisas que poderia escrever, porque não posso reproduzir as histórias do livro em outra mídia”, conta Alê Santos.
A primeira temporada terá 20 episódios e o roteiro e gravação do primeiro episódio estão a pleno vapor: “Eles serão dramatizados por atores, haverá interpretação de alguns personagens, vai ser um formato de áudio e drama”.
Serviço:
Para comprar o livro na pré-venda clique aqui