Aldeias Infantis SOS inaugura nova unidade em Mata de São João (BA)

falar-sobre-morte-criancas-696x465-1.jpg

A Aldeias Infantis SOS expandiu a sua abrangência nacional com a inauguração de uma nova unidade na Bahia, em Mata de São João (BA). No lugar funciona um escritório que disponibilizará o inédito serviço de Família Acolhedora e uma Casa Lar, para as modalidades de acolhimento já praticadas pela Organização.

O serviço de Família Acolhedora será o primeiro a ser executado pelas Aldeias Infantis SOS no Brasil e funciona como uma medida de proteção para crianças e adolescentes que, por algum motivo, precisam ser afastados de suas famílias de origem. 

O espaço oferece o serviço de Família Acolhedora – Foto: Istock

Diferente dos abrigos institucionais ou das Casas Lares, o serviço de Família Acolhedora conta com famílias voluntárias cadastradas, selecionadas e capacitadas pela equipe técnica que, após aprovação e decisão judicial, podem acolher crianças e adolescentes que necessitam de medida de proteção. 

“O serviço de Família Acolhedora é um marco para nós, pois está sendo implantado pela primeira vez na Organização. Agora nossa expectativa é ser referência para outros programas Brasil afora”, comemora Olívia Valente, gestora territorial da Aldeias Infantis SOS.

“É importante ressaltar que essas famílias não podem estar cadastradas em processos de adoção junto à Vara de Família”, completa.

Leia também: Di Quebradinha: conheça a programação de férias do Museu das Favelas

A nova unidade de Mata de São João também conta com uma Casa Lar. O novo espaço está equipado e mobiliado para receber até 10 crianças e adolescentes que ficarão sob responsabilidade da Organização e cuidados da mãe social (cuidadora residente).

Sobre a Aldeias Infantis SOS 

A Aldeias Infantis SOS; (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.

Deixe uma resposta

scroll to top