Patricia Hill Collins encontra com Mano Brown e participa de eventos antes do Festival LED

Snapinsta.app_352149608_982678846499961_8394177039138728296_n_1080.jpg

De passagem pelo Brasil, a influente socióloga Patricia Hill Collins encontrou com o rapper Mano Brown na editora Boitempo, em São Paulo, na última semana. Em uma postagem em seu perfil nas redes sociais, o rapper destacou todos os seus feitos e títulos, e contou sobre o que falaram neste encontro que durou cerca de duas horas.

“Falamos sobre povo preto, gerações, colorismo, qual a fita entres os manos e manas daqui e de lá, mil questões, bom demais, parabéns pela trajetória, até a próxima“, escreveu Mano Brown que apareceu abraçado com a “uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos e no mundo”, como ele também escreveu.

Registros do encontro entre Patricia Hill Collins e Mano Brown, em São Paulo /Foto: Reprodução Redes Sociais

Em uma publicação, a editora deu mais detalhes sobre a conversa entre os dois. “Hill Collins está estudando português e declamou letras dos Racionais. Para ela, a música de Mano Brown e o hip hop são instrumentos poderosíssimos de educação e de mobilização popular”, escreveu na legenda do post.

A atriz, cantora e ativista Preta Ferreira também se encontrou com a socióloga no último final de semana, em um jantar informal que contou com outras personalidades negras, feito para homenagear Patricia Hill Collins, organizado pela escritora Juliana Borges e pela escritora e advogada Yaredy Thay.

Mais eventos pela frente

A socióloga que é professora universitária de Sociologia da Universidade de Maryland, ex-chefe do Departamento de Estudos afro-Americanos na Universidade de Cincinnati, e ex-presidenta do Conselho da Associação Americana de Sociologia, fará parte do Festival LED.

O evento vai acontecer nos dias 16 e 17 de junho no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro, onde Patricia Hill Collins vai falar obre seus estudos relacionados ao racismo e sobre como ela utilizou da abordagem de Paulo Freire em sua carreira com educação.

A professora e escritora tem cerca de cinco livros publicados, três deles pela editora Boitempo: Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica (2022) Interseccionalidade (2021) e Pensamento feminista negro (2019).

Leia também: Patricia Hill Collins participa pela primeira vez do Festival LED

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top