Paris se prepara para sediar as Olimpíadas, cem anos depois da última vez em 1924. A capital francesa receberá os Jogos Olímpicos de 24 de julho a11 de agosto, a abertura oficial acontecerá no dia 26 de julho, de 2024. Entretanto, os casos de racismo na Europa têm gerado preocupação para a comissão organizadora das Olimpíadas em Paris.
Recentemente, atletas negros como Yago, do basquete, e Vinicius Jr, do futebol, foram alvos de ataques racistas, durante partidas. Yago, que joga na Espanha pelo Club Joventut Badalona, ouviu insultos racistas de torcedores adversários. O atacante do Real Madrid, Vini Jr., vem sofrendo ofensas recorrentes de torcidas rivais.
Leia também: Vinícius Junior novamente é vítima de racismo na Espanha
O racismo no esporte não é novidade na Europa. Alfredo Gomes, primeiro atleta negro brasileiro a competir nas Olimpíadas, enfrentou o racismo durante a participação nos Jogos de Paris, em 1924. Segundo Antonio Gomes, neto e biógrafo de Alfredo, o atleta foi selecionado para as Olimpíadas porque venceu todas as competições preparatórias.
Apesar das habilidades esportivas, Antonio afirma que o avô era colocado em um canto nas fotos da competição, como se fosse invisível.
“Em todas as fotos da época, ele estava sempre no canto. Eventualmente, se precisasse esquecer que existisse, era só tirar ele, que não prejudicaria a foto. Ele não foi para Olimpíadas por causa dos olhos verdes dele, ele foi porque ganhou todas as competições preparatórias. Não tinha como deixar ele fora”, disse o biógrafo.
Alfredo Gomes em competição. Foto: Divulgação/Esperia
Leia também: