Avião sobrevoa estádio na Inglaterra com faixa “Vidas Brancas Importam”

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Faixa foi vista momentos depois dos jogadores se ajoelharem em solidariedade a George Floyd – Foto: Divulgação Inernet

Na última segunda feira (22), um avião sobrevoou o Etihad Stadium carregando uma faixa com a frase “White Lives Matter Burnley” (Vidas Brancas Importam – Burnley), minutos antes do início da partida entre o Manchester City e Burnley, em Manchester (Inglaterra). A atitude causou indignação nas redes sociais e nos jogadores, inclusive da própria equipe do Burnley. De acordo com o capitão do time, Ben Mee, os jogadores se sentiram envergonhados com o fato. “Foi algo significativo. Nós jogadores, condenamos tudo, estamos envergonhados: não tem nada a ver com a mensagem que queremos passar. Esta ação veio de uma minoria dos nossos torcedores e nós, jogadores e a maioria da torcida, queremos nos distanciar deste tipo de coisa. É triste ver isso. Não tem nada a ver com nosso clube, fãs assim não merecem o futebol”, desabafou. 

Contramão dos fatos

No retorno da Premier League, os jogadores foram incentivados a protestarem contra o racismo, principalmente depois do assassinato do norte americano George Floyd. Os atletas, antes do início das partidas, respeitam um minuto de silêncio, demonstrando solidariedade à campanha “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam). Além disso, os uniformes das equipes estão com broches da campanha “Black Lives Matter”, junto com outras homenagens ao sistema de saúde público britânico. O avião sobrevoou o estádio logo após os jogadores das duas equipes terem parado e se ajoelhado no gramado, em homenagem a George Floyd. 

Torcida Racista

Uma parte da torcida do Burnley é conhecida, justamente, pelos atos racistas e extremistas. As autoridades britânicas ainda não têm confirmação de quem seriam os responsáveis pelo avião ou pela faixa e a polícia está investigando o caso. De acordo com dirigentes do Burnley, se a atitude partiu de algum torcedor do clube, ele será banido de qualquer atividade envolvendo a equipe.

Gráfico que mostra a intolerância dos torcedores dos clubes ingleses – Foto: Reprodução Twitter
APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.