Compositor que chamou Thelminha de “mucama”publica retratação dizendo ter cometido um ato “impensado”

thelma-7-600x400-1.webp

Na noite desta quarta-feira (05), por meio das suas redes sociais, a campeã do BBB20 e médica Thelma Assis, mais conhecida como Thelminha, compartilhou a primeira retração de Rodrigo Pinho, compositor da Mangueira, após usar a palavra “mucama” para se referir à médica. O caso aconteceu em 13 de abril de 2020 quando Thelminha ainda estava confinada no reality show. 

“Aos meus seguidores…Lembram quando fui chamada de mucama? Após quase 3 anos, segue a primeira retratação”, diz ela, seguido por um print do comunicado de Rodrigo. Nesta retratação, Rodrigo diz que cometeu um ato “impensado” e “no calor do momento”.

Postagem de Thelminha / Reprodução Redes Sociais

“Fiquei ciente do cunho discriminatório de minha manifestação e tão logo fui procurado para me retratar desse lamentável engano, me coloquei à disposição. Então, por meio desse post, quero fazer um pedido sincero de desculpas, por meu comentário, retirando qualquer palavra ofensiva”.  

Thelminha compartilhou também que foi negociado a doação de cestas básicas para a instituição Ong Criola, que atua defendendo os direitos das mulheres negras cis e transsexuais. Ainda no comunicado, a médica ressaltou que segue “na luta do processo de mais duas pessoas”. 

Leia mais: “Toda vez que racista bater de frente comigo vai ser processado”, afirma Thelma Assis 

Relembre o caso

Na ocasião, Guanayra Firmino, ex-vice-presidente da escola de samba Mangueira, e Rodrigo Pinho compartilharam ofensas à médica.  Em um primeiro post após Thelminha votar no colega de confinamento Alexandre da Silva Santana, mais conhecido como Babu Santana, Guanayra publicou em sua rede social: “Thelma safada! Mucama fdp!”.

Retratação enviada a Thelminha / Reprodução Redes Sociais

Logo em seguida, Rodrigo Pinho também fez um post na sua rede com o significado da palavra mucama junto da declaração: “Em tempos que um BBB volta a forçar um diálogo nessa quarentena! Vivenciamos uma decepção! Fora Thelma!“. Nesta mesma publicação, a vice-presidente comentou: “Mucama safada, cheira das sinhazinhas”. 

O caso teve grande repercussão nacional e,na ocasião, a Mangueira lançou uma nota reforçando que as publicações não refletiam o posicionamento da escola que “foi e será contra toda e qualquer forma de racismo”. 

Na época, em nota enviada a um portal de notícias, Guanayra se posicionou sobre o caso dizendo que apenas queria demonstrar a “indignação pelo preconceito estrutural do país”. Leia abaixo a nota completa:

“A postagem feita, no calor da emoção após a votação, retrata minha indignação pelo preconceito estrutural do País que faz com que alguém tenha o apelido de ‘Babu’, de babuíno, porque quando criança era chamado assim, e que faz com que os negros não se protejam e se cuidem quando são alvejados por atitudes preconceituosas como tem acontecido no programa. Quero deixar bem claro que a minha postura veio da indignação que sinto contra preconceitos de qualquer natureza e que a minha postagem foi assinada em meu perfil pessoal, inclusive fechada para meus amigos, não representando qualquer opinião/posicionamento da Estação Primeira de Mangueira ou como membro da diretoria da escola“, disse na ocasião ao jornal Extra.

Laura Abreu

Laura Abreu

Laura Abreu é jornalista recém-formada pela universidade pública e, atualmente, trabalha como redatora. Durante a graduação e início da carreira, passou por veículo de comunicação regional e se envolveu com projetos de comunicação voluntários.

0 Replies to “Compositor que chamou Thelminha de “mucama”publica retratação dizendo ter cometido um ato “impensado””

Deixe uma resposta

scroll to top