O ministro da Economia, Paulo Guedes, questionou os números apresentados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) em um evento realizado na Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, na manhã desta quarta-feira (21), em São Paulo.
A pesquisa foi divulgada em junho deste ano e revela que 33,1 milhões de pessoas no Brasil vivem com algum grau de insegurança alimentar (grave ou moderada). No evento, Guedes alegou que a distribuição de renda do atual governo é maior que antes. “33 milhões de pessoas passando fome é mentira. Nós estamos transferindo para os mais pobres, com o Auxílio Brasil, 1,5% do PIB, 3 vezes mais do que recebiam antes”, afirmou.
Guedes completou sua fala dizendo que “é impossível ter 33 milhões de pessoas passando fome. Por mais que tenha havido inflação, não foi 3 vezes mais. O poder de compra está mais do que preservado por essa nova transferência de renda”, enfatizou novamente.
Leia mais sobre o assunto:
- 1 em cada 4 brasileiros não tem comida suficiente em casa, revela Datafolha
- 3 em cada 10 famílias brasileiras enfrentam insegurança alimentar
- “A fome tem CEP, cor e gênero”, diz diretor da Ação da Cidadania
- Auxilio Brasil não compra cesta básica em 12 das 17 capitais, aponta estudo
- 23 milhões de brasileiros vivem com menos de R$ 7 por dia, revela estudo
- 70% das pessoas que passam fome no Brasil são negras, aponta estudo
Há pouco menos de um mês, em agosto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também negou a existência da fome no Brasil, durante uma entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan. Segundo ele, no Brasil “não se vê ninguém pedindo pão na padaria. O máximo que pode acontecer é algumas pessoas passarem dificuldade”.
0 Replies to ““33 milhões de pessoas passando fome é mentira”, diz Paulo Guedes em evento”