Quase 80% dos lares brasileiros está com dívidas, aponta Confederação Nacional do Comércio

pexels-pixabay-50987-scaled.jpg

Oito em cada dez famílias com renda inferior a 10 salários mínimos está endividada, é o que revela um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado nesta segunda-feira (10).

No geral, o número de famílias endividadas no Brasil atingiu, em setembro, 79,3% do total de lares no país. Os mais pobres foram os mais prejudicados.

“É possível verificar que a melhora gradual do mercado de trabalho, as políticas de transferência de renda e a queda da inflação nos últimos dois meses são fatores que geram maior disponibilidade de renda para as famílias. Por outro lado, podemos observar que o alto nível de endividamento e os juros elevados afetam, sobremaneira, o orçamento das famílias de menor renda, ao encarecerem as dívidas já contraídas”, explica o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

endividamento
Endividamento cresce e atinge quase 80% das famílias, novo recorde, aponta CNC

LEIA TAMBÉM: “33 milhões de pessoas passando fome é mentira”, diz Paulo Guedes em evento

Para esse indicador, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC, considera dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

O número de inadimplentes, pessoas que estão com dívidas em aberto, também aumentou e agora atinge 30% das famílias brasileiras.; percentual é o maior desde o início da série histórica, em 2010.

O grande vilão das dívidas é o cartão de crédito: 86,5% das famílias têm contas a vencer no cartão. É justamente no cartão onde as mulheres têm mais dívidas As mulheres têm mais dívidas, 80,9% segundo o levantamento, seguido do cheque especial. Já os homens estão mais endividados em carnês de loja, crédito pessoal, financiamento de carro e casa ou crédito consignado.

0 Replies to “Quase 80% dos lares brasileiros está com dívidas, aponta Confederação Nacional do Comércio”

Deixe uma resposta

scroll to top