3 em cada 10 famílias brasileiras enfrentam insegurança alimentar

poverty-216527_1280.jpg

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan) divulgou um estudo nesta quarta-feira (14) revelando que três em cada dez famílias brasileiras enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave. Além disso, somando-se a insegurança leve, chega ao somatório de 125 milhões de brasileiros que se preocupam, de alguma forma, com alimentação.

Ao todo, mais de 125 milhões de brasileiros sentem fome diariamente – Foto: Pixabay

Ainda de acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste do país são as que mais apresentam insegurança alimentar. Alagoas é o Estado com o maior percentual de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, chegando a atingir 36,7% das famílias, seguido pelo Amapá, com 32% de famílias com fome. Logo depois, aparecem Pará e Sergipe, com 30% da população atingida.

Na outra ponta, estão as regiões Sul e Sudeste. Santa Catarina apresenta 4,6% das famílias em insegurança alimentar, seguido por Minas Gerais e Espirito Santo (8,2%) e Paraná, atingindo 8,6% das famílias no Estado.

Em nota publicada nesta quarta-feira, Renato Maluf, coordenador da Rede Penssan, ressalta que os números não mentem quando se fala em Brasil continental. “Os resultados refletem as desigualdades regionais registradas no relatório do II VIGISAN, e evidenciam diferenças substanciais entre os estados de cada macrorregião do país”, afirma.

“Não são espaços homogêneos do ponto de vista das condições de vida. Há diferenças socioeconômicas nas regiões que pedem políticas públicas direcionadas para cada estado que as compõem”

Mesmo Norte e Nordeste apresentam maior percentual de fome, em números absolutos, a Região Sudeste é a que mais apresenta famílias em situação de vulnerabilidade, por ser a mais populosa do país. São Paulo apresenta 6,8 milhões de pessoas em insegurança alimentar grave, seguido por Rio de Janeiro, com 2,7 milhões de pessoas na mesma situação.

Leia também: “A fome tem CEP, cor e gênero”, diz diretor da Ação da Cidadania

Quando se fala em insegurança alimentar leve, moderada ou grave São Paulo lideram com 26 milhões de pessoas, mas, desta vez, seguido por Minas Gerais, o segundo Estado mais populoso do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com 11,2 milhões de pessoas com fome no Estado.

A pesquisa entrevistou 12.745, em 577 municípios, em todos os Estados brasileiros e no distrito Federal. O levantamento foi realizado entre novembro do ano passado e abril deste ano.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to “3 em cada 10 famílias brasileiras enfrentam insegurança alimentar”

Deixe uma resposta

scroll to top