Um evento realizado nesta sexta-feira, 11, lançou a Pedra Fundamental, que representa o início das obras do estádio que será o “Centro Desportivo Taça das Favelas Realengo”, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, lugar que recebeu diversos jogos do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. A iniciativa comemora os 11 anos de existência do torneio.
A expectativa é que as obras do espaço fiquem prontas em seis meses. O local vai contar com um campo para que as partidas do torneio sejam disputadas. O projeto é uma parceria da CUFA com a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado do Rio de Janeiro e o Realengo Futebol Clube.
Leia também: Expo Favela: Feira vai conectar empreendedores da favela e asfalto
A Taça das Favelas é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. Ao todo, mais de 100 mil jovens participam da competição, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades até a grande final. A competição visa contribuir para a promoção da inclusão social de crianças e jovens através do esporte. Também é uma oportunidade de promover a integração das comunidades, ressignificando territórios e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas.
“A Taça das Favelas sempre foi muito mais que um campeonato de futebol, é transformação de realidades. O legado do torneio é imenso, já revelou grandes talentos para o futebol brasileiro e impactou a vida de outros tantos jovens. Depois de tanto tempo e ter construído tanto, nada mais justo do que ter uma casa para chamar de sua.” afirma Celso Athayde, idealizador da Taça das Favelas.
A competição ganhou ainda mais notoriedade no cenário mundial, tendo sua importância e relevância reconhecida por grandes craques da bola como Zico, Júnior, Bebeto e Romário. Hoje a Taça é um sucesso e a cada ano cresce o número de favelas inscritas.